Perfil dos doadores e não doadores de sangue de um município do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922479

Palavras-chave:

Enfermagem, Doadores de sangue, Bancos de sangue

Resumo

Este estudo delineou o perfil dos doadores e não doadores de sangue de uma cidade do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através de formulários com amostra de 236 estudantes universitários e de 152 usuários que acessaram o pronto atendimento do hospital da mesma cidade, totalizando 388 indivíduos. O instrumento foi aplicado no mês de outubro de 2008, sendo obtidos dados como: sexo, escolaridade, idade, e, se eram ou não doadores de sangue. Questionava-se, ainda, sobre as razões para doar ou não sangue. Verificou-se que o total de mulheres e homens doadores se equipara. Em relação à idade, o adulto jovem predomina na doação de sangue. O motivo, mais freqüente, para doação foi o sentimento de ajudar as pessoas, e para não doação, foi o medo do procedimento. Aponta-se que ainda há espaço para esclarecimento sobre o processo de doação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Belato, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira.

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do departamento de Enfermagem e da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo Cuidado, Saúde e Enfermagem. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. do CCS (UFSM).

Stefanie Griebeler Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em Enfermagem. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem (UFSM). Membro dos Grupos de Pesquisa: Cuidado, Saúde e Enfermagem (UFSM); Núcleo de EStudos Interdisciplinares em Saúde (UFSM); Grupo de EStudos Culturais na Educação em Saúde e Enfermagem (UFRGS).

Dyan Jamilles Teixeira Brum, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica de Enfermagem (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem (UFSM)

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2011-03-22

Como Citar

Belato, D., Weiller, T. H., Oliveira, S. G., Brum, D. J. T., & Schimith, M. D. (2011). Perfil dos doadores e não doadores de sangue de um município do sul do Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 164–173. https://doi.org/10.5902/217976922479

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>