FALLS OF CHILDRENS AND TEENS: PREVENTING INJURIES THROUGH HEALTH EDUCATION

Authors

  • Márcia Adriana Poll Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0003-2531-0155
  • Rosana Huppes Engel Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-1819-0071
  • Tatiane Angélica Phelipini Borges Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Andressa Oliveira Rios Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Valquiria Acosta Catarina Carpes Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211021

Keywords:

Accidental falls, Health education, Child, Adolescent, Nursing

Abstract

Aim: know the epidemiological profile of children and adolescents affected by falls, looking to help strategies for educational activities in the school to prevent this event in childhood. Method: quantitative research, developed in emergency, with 68 children, in the period of January to June, 2013. The collection was through the records of ambulatory care sheets, analyzed by the Statistic Package for Social Sciences(SPSS®). Results: among 3,144 attendances in emergency, 390 were falls that occurred from zero to nineteen, struck the male. The falls without specifications in the ambulatory sheets were the reason for frequent attendance and the morbidity that most injuries were caused sharps injuries. Conclusions: know the profile of the falls, allows to define priority actions and supporting including prevention, health education and care of victims of these causes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Adriana Poll, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996). Especialização em Urgência, Emergência e Trauma (2004)  e Enfermagem do Trabalho (2001). Mestre em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2007). Atualmente é pesquisadora e professora da  Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Tem experiência na área  assistencial de Enfermagem, com ênfase em saúde do adulto e cuidado crítico, bem como no atendimento as urgências, emergências e traumas no pré-hospitalar e intra-hospitalar imediato. Atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa:  Educação e Saúde e Cuidado de enfermagem na saúde do adulto clínico e crítico.

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Professora, Tutora de Campo e de Núcleo do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde- Ênfase, Atenção Básica/ESF da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGENF/UFSM. Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rosana Huppes Engel, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, com ênfase em Crônico-Degenerativo (2013)/UFSM. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva - GEPESC, ênfase na linha de pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem, na Universidade Federal de Santa Maria. Representante Discente no Colegiado do Curso-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado, PPGENF/UFSM. Coordenadora-Geral da Associação dos Pós-Graduandos - APG-UFSM 2013/2014

Tatiane Angélica Phelipini Borges, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Graduação de Enfermagem em andamento pela Universidade Federal do Pampa (2009). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (GEPEnf FORS), Vinculado a Universidade Federal do Pampa / UNIPAMPA. Membro do Grupo de Estudos em Saúde: com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (GESSAE), Vinculado ao Hospital Geral Santa Casa de Uruguaiana- RS. Bolsista do Programa de Extensão Universitária MEC/ SESu (PROEXT MEC/SESu) do Projeto de Extensão: Promoção em Saúde nas Escolas: Um caminho para Redução de Morbimortalidade por Causas Externas e do Projeto de Pesquisa: Reduzindo a Morbimortalidade por Causas Externas nas Escolas a partir do Programa Saúde nas Escolas (PSE). Bolsista voluntária do projeto de extensão: Educação em Saúde através de Atividades Lúdico-Educativas: Estratégias para a Promoção da Saúde de Indivíduos em Tratamento Hemodialítico.

Andressa Oliveira Rios, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem. Atualmente Bolsista voluntária no PROEXT MEC PROJETO "Promoção em Saúde nas Escolas: Um caminho para redução de morbimortalidade por causas externas&quot.

Valquiria Acosta Catarina Carpes, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Graduanda de Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa. Bolsista voluntária do projeto de extensão: Educação em saúde através de atividades lúdico-educativas: estratégias para a promoção da saúde de individuos em tratamento hemodialítico.

Published

2014-03-12

How to Cite

Poll, M. A., Weiller, T. H., Engel, R. H., Borges, T. A. P., Rios, A. O., & Carpes, V. A. C. (2014). FALLS OF CHILDRENS AND TEENS: PREVENTING INJURIES THROUGH HEALTH EDUCATION. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 589–598. https://doi.org/10.5902/2179769211021

Issue

Section

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>