O agir comunicativo do enfermeiro na assistência ao paciente criticamente enfermo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976927419

Palavras-chave:

Enfermagem, Comunicação, Cuidados críticos

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976927419

Objetivo: refletir sobre o agir comunicativo do enfermeiro na assistência ao paciente crítico. Método: trata-se de uma reflexão teórica. Resultados: foram construídas duas categorias reflexivas, sendo que na primeira se fez uma breve explanação sobre a Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, a qual serviu como pano de fundo para a segunda etapa da reflexão, que teceu considerações acerca das interfaces da referida teoria com a atuação do enfermeiro na prestação de cuidados a indivíduos criticamente enfermos. Conclusão: por meio da análise da literatura conclui-se que o referencial teórico em questão pode contribuir para a humanização da assistência de enfermagem ao paciente em estado crítico, uma vez que, ao submeter suas atitudes a um agir comunicativo, o enfermeiro estará em busca de uma maior interação com o paciente, a família, sua equipe e os demais profissionais da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Karine Sales Zem, Hospital das Nações, Curitiba, PR

Enfermeira. Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR). Enfermeira do Hospital das Nações.

Fabíola Schirr Cardoso, Faculdade Evangélica do Paraná, Curitiba, PR

Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora da Faculdade Evangélica do Paraná.

Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Enfermeira Emergencista. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Assistente no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Práticas de Saúde da Universidade Federal do Paraná (GPPGPS/UFPR).

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Zem, K. K. S., Cardoso, F. S., & Montezeli, J. H. (2013). O agir comunicativo do enfermeiro na assistência ao paciente criticamente enfermo. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(3), 547–554. https://doi.org/10.5902/217976927419

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.