Desafios ao enfermeiro na implantação da classificação de risco em unidade mista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210527

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Sistemas de saúde, Políticas públicas, Acolhimento

Resumo

Objetivo: identificar os desafios da implantação do Acolhimento com Classificação de Risco para o enfermeiro classificador em uma unidade mista. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, realizada de agosto a setembro de 2011 por entrevista semiestruturada, com sete enfermeiros de um Centro Municipal de Emergências Médicas do sul do Brasil, para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: permitiu identificar os seguintes desafios vivenciados pelo enfermeiro classificador: manutenção do fluxo de atendimento correto no Acolhimento com Classificação de Risco; sobrecarga de trabalho e utilização do protocolo classificador. Considerações finais: a sobrecarga de trabalho pode ocasionar a necessidade de um novo dimensionamento de pessoal, pois com mais esta função o enfermeiro poderá se sobrecarregar, podendo gerar afastamentos para tratamento de saúde. A adaptação às queixas dos usuários para inseri-las no protocolo é um desafio para os enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Caveião, Faculdades Integradas do Brasil, Curitiba, PR

Escola de Saúde - EnfermagemProfessor Pesquisador II

Ana Paula Hey, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR

Enfermeira. Mestre pelaPontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professora da UniversidadeTuiuti do Paraná e Faculdade Evangélica do Paraná.

Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UniversidadeFederal do Paraná (UFPR). Professora Assistente no Departamento de Enfermagemda Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Caveião, C., Hey, A. P., Montezeli, J. H., Barros, A. P. de M. M., Sordi, J. A., & Santos, S. C. (2014). Desafios ao enfermeiro na implantação da classificação de risco em unidade mista. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(1), 189–196. https://doi.org/10.5902/2179769210527

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)