Reformas curriculares e a sua importância para um curso de graduação em enfermagem (1969-1991)*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769265680

Palavras-chave:

Enfermagem, História da enfermagem, Educação em enfermagem, Universidades, Currículo

Resumo

Objetivo: historicizar as reformas curriculares ocorridas no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1969-1991) e sua influência na formação acadêmica a partir da percepção dos docentes. Método: pesquisa qualitativa, sócio-histórica, coleta de dados realizada por meio da história oral temática, de outubro a dezembro de 2016, com 17 docentes. Utilizou-se análise de conteúdo temática e referencial foucaultiano. Resultados: emergiram três categorias: O Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC e seu primeiro currículo; A influência da Reforma Universitária nas Mudanças Curriculares e; O desafio da implantação e da implementação do Ensino Integrado. As reformas curriculares apontam o papel fundamental das enfermeiras docentes. Ampliam a visibilidade da Enfermagem e de uma mudança na percepção do papel do enfermeiro para outros profissionais, pacientes e para a comunidade. Conclusão: as reformas curriculares propiciaram avanços tanto na implantação de disciplinas, como na qualidade de formação de enfermeiros.

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Biografia do Autor

Juliana Bonetti de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Maria Itayra Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Mariana Vieira Villarinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Stéfany Petry, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem.

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Publicado

2022-03-03 — Atualizado em 2022-07-25

Versões

Como Citar

Carvalho, J. B. de, Padilha, M. I., Costa, R., Villarinho, M. V., & Petry, S. (2022). Reformas curriculares e a sua importância para um curso de graduação em enfermagem (1969-1991)*. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e6. https://doi.org/10.5902/2179769265680 (Original work published 3º de março de 2022)

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