Qualidade de vida: percepção de idosos de uma unidade de saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976925240

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Assistência a idosos, Qualidade de vida

Resumo

Objetivo: investigar a percepção de um grupo de idosos de uma Unidade de Saúde da Família de Recife/PE, sobre qualidade de vida. Método: estudo qualitativo, realizado com dez idosos durante as visitas domiciliares em abril de 2011, utilizando a entrevista semiestruturada com uso de gravador de voz. O material foi analisado por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: foram extraídas três categorias: definição do que é qualidade de vida para os idosos; o significado da perda da capacidade funcional e da autonomia e a importância do lar e das relações familiares. Conclusão: emergiu claramente a percepção dos idosos de que para eles a qualidade de vida está condicionada a ausência de doenças, posse de um bom recurso financeiro, acesso aos serviços de saúde e apoio familiar para o desempenho das suas atividades cotidianas e no cuidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estela Rodrigues Paiva Alves, Faculdades de Enfermagem Nova Esperança, João Pessoa, PB

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGenf/UFPB). Mestra em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PPGenf/UPE/UEPB), com período Sandwiche na Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Didático-pedagógica para Educação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialista em Saúde da Família pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX/Recife); Especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade Unyleya. Bacharela em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) e licenciada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Terapeuta Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Especialização Lato Sensu em Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, do curso de bacharelado em Enfermagem, nas disciplinas: Enfermagem em Urgência e Emergência; Atenção Integral de Enfermagem à Saúde do Adulto I (Saúde do Homem); Trabalho de Conclusão de Curso I e Conclusão do Relatório de Pesquisa e Defesa do TCC e do curso de bacharelado em Educação Física, na disciplina de Prevenção de Acidentes e Socorros de Urgência, da FACENE. Foi colaboradora do Projeto FACENE no Atendimento Pré-Hospitalar (FAPH): capacitando o cidadão para condutas emergenciais. Tem experiência na Assistência de Enfermagem e na Docência, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia - especialmente na subárea: Climatério; Enfermagem em Saúde do Homem e Enfermagem em Urgência e Emergência. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Oral e Saúde da Mulher (GEPHOSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Comunitária (GEPSMC), vinculado ao PPGenf/UFPB.

Maria Djair Dias, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Docente Associada do Departamento de Enfermagem Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Aurélio Molina da Costa, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PAPGEn-UPE/UEPB).

Andréa Rosane Sousa Silva, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Mestre em Enfermagem em Promoção à Saúde pelo Programa Associado de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEn-UPE/UEPB).

Mayara Melo da Silva, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Graduanda de Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Renata Vilarindo Seabra, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Graduanda de Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Downloads

Publicado

2012-12-27

Como Citar

Alves, E. R. P., Dias, M. D., Costa, A. M. da, Silva, A. R. S., Silva, M. M. da, & Seabra, R. V. (2012). Qualidade de vida: percepção de idosos de uma unidade de saúde da família. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(3), 487–495. https://doi.org/10.5902/217976925240

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.