Educação popular em saúde no curso de graduação em enfermagem: construção de espaços curriculares participativos
DOI:
https://doi.org/10.5902/217976923582Palavras-chave:
Enfermagem, Educação, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivo: instigar os estudantes de enfermagem a refletirem sobre práticas pedagógicas a partir da educação popular. Método: relata experiência da construção de espaços curriculares de diálogo sobre o tema educação popular como estratégia de inserção dos estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria na realidade social, fomentando possibilidades e desafios do trabalho em saúde. Descreve encontros da disciplina Seminário de Integração Educação e Saúde, que fizeram parte das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso no Estágio Supervisionado em Enfermagem II. Resultados: foram cinco encontros, com dinâmicas de grupo e discussões sobre as competências de enfermagem, educação em saúde, Estratégia de Saúde da Família, movimentos sociais, pedagogia da autonomia, educação e educação popular. Conclusão: a vivência curricular apresentou-se como potencializadora de ações pautadas na solidariedade, justiça e participação social, assim como o saber popular pode ser visto como eixo estruturante na organização dos serviços e currículos de graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.