Preditores de crenças no processo de avaliação das ações educacionais à equipe de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769229250

Palavras-chave:

Desenvolvimento de pessoal, Educação permanente, Avaliação

Resumo

Objetivos: avaliar a dimensionalidade e a consistência interna da escala de crenças; verificar existência de relações entre as variáveis-critério e variáveis crenças; investigar as variáveis preditoras de crenças no processo de avaliação de ações educativas da equipe de saúde. Método: estudo quantitativo correlacional, desenvolvido em 14 instituições de saúde, com a participação de 992 trabalhadores, em que se aplicou uma escala Likert composta por 31 itens relativos às crenças da equipe no processo de avaliação de treinamentos. A dimensionalidade/estrutura interna da escala foi realizada por meio de análises fatoriais exploratórias; análises de regressão múltipla padrão, testes t de Student, ANOVA e análises post hoc, também foram aplicadas. Resultados: encontrados três fatores; as variáveis preditoras foram "número de treinamentos nos últimos 12 meses”; “participação em treinamento no momento da pesquisa” e “idade”. Conclusões: a escala apresentou consistência interna e houve identificação de correlações e variáveis preditoras. Descritores: Desenvolvimento de pessoal; Educação continuada; Avaliação Educacional 

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Biografia do Autor

Gabriela Cristina Costa Gonçalves, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Daniela Miori Pascon, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

enfermeira, Doutoranda do Programa de Gerenciamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, danielapascon@usp.br, São Paulo-SP, Brasil

Melissa Messias, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira, Doutora em ciências pelo Programa de Gerenciamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, melissa.finette@usp.br, São Paulo-SP, Brasil

Patrícia Tavares dos Santos, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira, Doutora em ciências pelo Programa de Gerenciamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, patrícia.tavares.santos@usp.br, São Paulo-SP, Brasil

Everson Cristiano de Abreu Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, BA

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco, professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, eversoncam@yahoo.com.br, Bahia, Brasil

Vera Lucia Mira, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira, Professora Livre-docente do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, vlmirag@usp.br, São Paulo-SP, Brasil

Referências

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

Gonçalves, G. C. C., Pascon, D. M., Messias, M., Santos, P. T. dos, Meireles, E. C. de A., & Mira, V. L. (2019). Preditores de crenças no processo de avaliação das ações educacionais à equipe de saúde. Revista De Enfermagem Da UFSM, 9, e13. https://doi.org/10.5902/2179769229250

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