Percepções e ações dos enfermeiros em relação ao racismo institucional na saúde pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769231131

Palavras-chave:

Racismo, Enfermeiras de Saúde Pública, Saúde Pública,

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções e as ações dos enfermeiros em relação ao racismo institucional na saúde pública. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com amostra constituída por nove enfermeiros da Rede de Atenção à Saúde de um município do litoral norte do Rio Grande do Sul, sendo os dados coletados por entrevistas semiestruturadas, analisadas conforme o Método de Análise de Conteúdo. Resultados: revelaram-se três categorias: Conhecimentos sobre saúde da população negra, ações e prevenção frente ao racismo institucional; Vivência de situações de racismo, existência de discriminação e desigualdade no acesso aos serviços de saúde; Conhecimento e opinião sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e Racismo Institucional. Considerações finais: os enfermeiros percebem o racismo institucional de forma distorcida, com reduzido conhecimento e provimento de ações voltadas à saúde da população negra. Porém, ressaltam meios educativos para a prevenção e desconstrução do racismo institucional na saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Fernandes da Rosa, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Enfermeiro. Mestrando em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade - ULBRA Canoas/RS. Especialista pela Residência Multiprofissional em Saúde Comunitária.

Renata Gomes Christóvão, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Enfermeira. Especialista em Materno-infantil pela Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento.

Mirela Furlin, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Enfermeira. Graduada pela Universidade Luterana do Brasil – Torres, RS.

Jeanice Baecker Lasta, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Cuidados Intensivos e Educação Profissional na Área de Saúde.

Publicado

2019-07-17

Como Citar

Rosa, L. G. F. da, Christóvão, R. G., Furlin, M., & Lasta, J. B. (2019). Percepções e ações dos enfermeiros em relação ao racismo institucional na saúde pública. Revista De Enfermagem Da UFSM, 9, e8. https://doi.org/10.5902/2179769231131

Edição

Seção

Artigos Originais