O cuidado de si no contexto da pessoa com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922891

Palavras-chave:

Enfermagem, Ética, Pessoas com deficiência

Resumo

O dimensionamento da deficiência no Brasil é difícil em razão dos poucos dados e informações disponíveis de abrangência nacional. Trata-se de um tema relevante no âmbito da saúde pública, embora a assistência a essa população se insira marginalmente no sistema de saúde. O artigo objetiva, a partir do pensamento de Michel Foucault, considerar a problemática da pessoa com deficiência e a ética do cuidado de si no processo de subjetivação e na arte da sua existência. Dedica suas reflexões também na contextualização da deficiência ao longo da história até a contemporaneidade. Conclui-se ser necessário romper com o conceito de subjetividade, em defesa de uma perspectiva do cuidado de si, enquanto uma instância que oportuniza a relação e o desenvolvimento da pessoa com deficiência consigo e com os outros. Dessa forma, permitindo-se novos modos de viver e de pensar sobre si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Balbinot Reis Girondi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enfermeira Hospital Universitário (HU/UFSC) e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/SC. Membro do Grupo de Estudos sobre Cuidados em Saúde de Pessoas Idosas (GESPI/UFSC).

Silvia Maria Azevedo dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Estudos sobre Cuidados de Saúde de Pessoas Idosas da Universidade Federal de Santa Catarina (GESPI/UFSC).

Downloads

Publicado

2011-10-25

Como Citar

Girondi, J. B. R., & Santos, S. M. A. dos. (2011). O cuidado de si no contexto da pessoa com deficiência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(3), 481–488. https://doi.org/10.5902/217976922891

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.