Percepção de usuários hospitalizados sobre o atendimento nos serviços de saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769222355Palavras-chave:
Enfermagem, Humanização da assistência, Assistência integral à saúde, Serviços de saúdeResumo
Objetivo: conhecer a percepção de usuários hospitalizados sobre o atendimento nos serviços de saúde. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma unidade de Clinica Cirúrgica, no período de outubro a novembro de 2014. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com usuários internados e analisados a partir da análise temática. Resultados: os resultados foram discutidos a partir das categorias: o caminhar nos serviços de saúde; e realidades da Atenção Primária à Saúde e da hospitalar. Identificou-se que os usuários percebem que o atendimento recebido nos serviços de saúde é dificultado pela falta de estrutura dos mesmos, pela comunicação deficiente ou inexistente e pela falta de humanização na assistência. Conclusão: Frente às dificuldades percebidas nos serviços de atenção primária à saúde, os usuários buscam atendimento em instituições hospitalares, situação que desfavorece o estabelecimento e a articulação das redes de atenção à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.