Utilização do modelo demanda-controle de Karasek na América Latina: uma pesquisa bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922566

Palavras-chave:

Enfermagem, Estresse psicológico, Saúde do trabalhador, Trabalho

Resumo

Objetivo: identificar as produções científicas que utilizaram o modelo demanda-controle na América Latina. Metodologia: pesquisa bibliográfica nas bases de dados LILACS, SCIELO E MEDLINE, realizada no período de junho a setembro de 2010 com as palavras-chave: “modelo demanda-controle”, “Karasek”, “job content questionnaire”, “job stress scale” e os descritores: “estresse psicológico” e “saúde do trabalhador”. Resultados: obteve-se 35 estudos (30 artigos e cinco teses). Quanto ao ano das publicações, destacam-se os anos de 2009 e 2010 (40%). O periódico com maior número de publicações foi a Revista de Saúde Pública do Brasil (20%). Os estudos investigaram trabalhadores da área da saúde (48,6%), docentes (14,3%), outras áreas de trabalho e estudos técnicos. Conclusão: evidenciou-se a importância do modelo demanda-controle na investigação do ambiente psicossocial do trabalho, principalmente os efeitos do estresse ocupacional e suas repercussões sobre a saúde, em estudos com populações de diversas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Bitencourt Toscani Geco, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.Bolsisita CAPES-REUNI. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho,Saúde,Educação, e Enfermagem do Deparatmento de Enfermagem da UFSM. Linha de pesquisa:Saúde do Trabalhador.Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

 

 

 

 

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFSM Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Andrea Prochnow, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho,Saúde,Educação, e Enfermagem do Deparatmento de Enfermagem da UFSM. Linha de pesquisa:Saúde do Trabalhador.Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado II do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Juliana Petri Tavares, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFSM- Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2011-04-06

Como Citar

Geco, P. B. T., Magnago, T. S. B. de S., Prochnow, A., Beck, C. L. C., & Tavares, J. P. (2011). Utilização do modelo demanda-controle de Karasek na América Latina: uma pesquisa bibliográfica. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 272–281. https://doi.org/10.5902/217976922566

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.