Enfrentamentos da criança com câncer frente ao afastamento escolar devido internação hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769210956Palavras-chave:
Enfermagem, Criança hospitalizada, Oncologia, EscolaridadeResumo
Objetivo: identificar os enfrentamentos de crianças com câncer frente ao afastamento do ambiente escolar devido à internação hospitalar. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em um Hospital Universitário do interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de outubro a novembro de 2007, com o emprego da entrevista semiestruturada com nove crianças e da análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: “Dificuldades referentes ao desenvolvimento escolar da criança: do diagnóstico ao tratamento”, a qual permitiu perceber a influência das restrições impostas pela doença e pelo tratamento na vida escolar e “Apoio e estímulo para a continuidade escolar”, na qual foram mencionados os familiares, escola de origem e classe hospitalar. Conclusões: a pesquisa permitiu refletir sobre os enfrentamentos dessas crianças ao se depararem com o afastamento do convívio escolar, sendo relevante os profissionais de enfermagem atentarem para os mesmos, a fim de proporcionar uma assistência integral a esta clientela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.