Enfrentamentos da criança com câncer frente ao afastamento escolar devido internação hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210956

Palavras-chave:

Enfermagem, Criança hospitalizada, Oncologia, Escolaridade

Resumo

Objetivo: identificar os enfrentamentos de crianças com câncer frente ao afastamento do ambiente escolar devido à internação hospitalar. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em um Hospital Universitário do interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de outubro a novembro de 2007, com o emprego da entrevista semiestruturada com nove crianças e da análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: “Dificuldades referentes ao desenvolvimento escolar da criança: do diagnóstico ao tratamento”, a qual permitiu perceber a influência das restrições impostas pela doença e pelo tratamento na vida escolar e “Apoio e estímulo para a continuidade escolar”, na qual foram mencionados os familiares, escola de origem e classe hospitalar. Conclusões: a pesquisa permitiu refletir sobre os enfrentamentos dessas crianças ao se depararem com o afastamento do convívio escolar, sendo relevante os profissionais de enfermagem atentarem para os mesmos, a fim de proporcionar uma assistência integral a esta clientela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviani Viero, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação emEnfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Servidoratécnico-administrativa lotada no Ambulatório de Quimioterapia do HospitalUniversitário de Santa Maria (HUSM/UFSM). E-mail: viviviero@hotmail.com. SantaMaria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento deEnfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora daLinha de Pesquisa "Saúde/Sofrimento Psíquico do Trabalhador"do Grupo de Pesquisa "Trabalho, Educação, Saúde e Enfermagem" daUFSM. E-mail: carmembeck@gmail.com. Santa Maria, RioGrande do Sul, Brasil.

Paula Hübner Freitas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira.Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem daUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: enf.paulahf@gmail.com.Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alexa Pupiara Flores Coelho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da UniversidadeFederal de Santa Maria (UFSM). E-mail: alexa.p.coelho@hotmail.com. Santa Maria,Rio Grande do Sul, Brasil.

Suzinara Beatriz Soares de Lima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento deEnfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail:suzibslima@yahoo.com.br. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bruna Parnov Machado, Faculdade Integrada de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo  PPGEnf. Coordenadora adjunta e docente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada de SantaMaria. E-mail: bruna.machado@fisma.com.br. Santa Maria, Rio Grande do Sul,Brasil.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Viero, V., Beck, C. L. C., Freitas, P. H., Coelho, A. P. F., Lima, S. B. S. de, & Machado, B. P. (2014). Enfrentamentos da criança com câncer frente ao afastamento escolar devido internação hospitalar. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 368–377. https://doi.org/10.5902/2179769210956

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>