Enfrentamentos da criança com câncer frente ao afastamento escolar devido internação hospitalar

Viviani Viero, Carmem Lúcia Colomé Beck, Paula Hübner Freitas, Alexa Pupiara Flores Coelho, Suzinara Beatriz Soares de Lima, Bruna Parnov Machado

Resumo


Objetivo: identificar os enfrentamentos de crianças com câncer frente ao afastamento do ambiente escolar devido à internação hospitalar. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em um Hospital Universitário do interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de outubro a novembro de 2007, com o emprego da entrevista semiestruturada com nove crianças e da análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: “Dificuldades referentes ao desenvolvimento escolar da criança: do diagnóstico ao tratamento”, a qual permitiu perceber a influência das restrições impostas pela doença e pelo tratamento na vida escolar e “Apoio e estímulo para a continuidade escolar”, na qual foram mencionados os familiares, escola de origem e classe hospitalar. Conclusões: a pesquisa permitiu refletir sobre os enfrentamentos dessas crianças ao se depararem com o afastamento do convívio escolar, sendo relevante os profissionais de enfermagem atentarem para os mesmos, a fim de proporcionar uma assistência integral a esta clientela.


Palavras-chave


Enfermagem; Criança hospitalizada; Oncologia; Escolaridade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2179769210956



Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.