PAPO PET PODCAST: O CANAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995085949Palabras clave:
Educação Física, Podcast, Tecnologias educacionaisResumen
Este artigo descreve um projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET) em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acerca das tecnologias com base no áudio. O Podcast, uma ferramenta de áudio conhecida pela sua praticidade de criação e distribuição, facilita o acesso e potencializa novas formas de difusão e conhecimento oriundos do Programa e de diversos temas da Educação Física. O objetivo deste artigo foi descrever a construção e implementação do projeto, focando em ações pilotos, visando integrar os planejamentos anuais futuros do grupo. A pesquisa busca responder a seguinte problemática: em que medida os processos comunicativos acionados pela ferramenta Podcast colaboram na divulgação e na ampliação das discussões elaboradas a partir do Programa PET Educação Física da UFSM? A metodologia adotada baseia-se na pesquisa participante, com o acréscimo da roteirização, essencial na elaboração das Tecnologias Educacionais em Rede (TER), com o intuito de criar um canal de informação e interlocução baseado em conteúdos de áudio. A problemática auxiliará na busca por subsídios para a implementação do projeto sobre Podcasts como uma atividade do PET Educação Física da UFSM no planejamento de 2024. O “Papo PET Podcast” resultou na publicação de oito episódios na íntegra do Spotify com a participação ativa dos Petianos/as na construção do projeto piloto, utilizando a roteirização como base para a estruturação do canal, uma metodologia crucial em tecnologias de áudio. Além disso, o novo projeto foi bem recebido pelo grupo.
Descargas
Citas
AGUIAR, Bernardo; CORREIA, Walter; CAMPOS, Fábio. Uso da Escala Likert na Análise de Jogos. X SBGames - Salvador - BA, November 7th - 9th, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Fabio-Campos-7/publication/266051378_Uso_da_Escala_Likert_na_Analise_de_Jogos/links/54b1b66e0cf28ebe92e18fdb/Uso-da-Escala-Likert-na-Analise-de-Jogos.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2023.
AMORIN, Andrea de Lima Trigueiro; ARAÚJO, Maria Jovelina da Cruz Guimarães. Como o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impactou o consumo de podcasts no Brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 25802-25815, mar 2021. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26323/20875>. Acesso em: 01 maio. 2023.
BERMUDES, Wanderson Lyrio; SANTANA, Bruna Tomaz; BRAGA, José Hamilton Oliveira; SOUZA, Paulo Henrique. Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v.18, n.2, p. 7-20, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-01/5242>. Acesso em: 15 ago. 2023.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: edição revista e atualizada com exercícios práticos. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
CRUZ, Sónia Catarina. O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. (Org.). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, p. 65-80, 2009. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf>. Acesso em: 01 maio. 2023.
FERNANDES, Laís Cerqueira; MUSSE, Christina Ferraz. O potencial da narrativa transmídia em podcasts: contando histórias na era da convergência. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Joinville, SC. 2 a 8/09/2018. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1651-1.pdf>. Acesso em: 3 maio. 2023.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 391 - 411, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015391>. Acesso em: 01 maio. 2023.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v.18, n.2, p. 55-70, Jul.-Dez., 2017. Disponível em: <https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414>. Acesso em: 25 abr 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. Bibliografia. ISBN 85·224-3169-8
LUIZ, Lucio; ASSIS, Pablo de. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias Digitais. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/r5-0302-1.pdf>. Acesso em: 5 maio. 2023.
MACHADO, Braulio da Silva. O ensino do futsal: as tecnologias educacionais em rede, uma cartografia da midiatização e a roteirização de processos didáticos-pedagógicos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.
MARIANI, Fábio; CARVALHO, Ademar de Lima. Pesquisa participante: um recorte teórico acerca da abordagem de pesquisa e suas influências epistemológicas. Revista da Faculdade de Educação. Ano VII, nº 12 (jul./dez. 2009). Disponível em: < https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3648>. Acesso em: 10 maio 2023.
MELO, Narcisa Castilho. PODCAST: uma nova ferramenta no contexto educacional. Educação Sem Distância, Rio de Janeiro, n.3, jun. 2021. Disponível em: <https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/100/31>. Acesso em: 2 maio. 2023.
OLIVEIRA, André Luiz Turchiello; ROCHA, Karla Marques da. Novas Perspectivas Acerca da Utilização de Tecnologias Educacionais em Rede no Instituto Federal Farroupilha | Campus São Vicente do Sul. In: Ana Cláudia Oliveira Pavão; Karla Marques da Rocha. (Org.). Tecnologias Educacionais Em Rede produtos e práticas inovadoras. 1ed.Santa Maria: Experimental pE.com UFSM, 2017, v. 1, p. 19-32. Disponível em: < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/517/2019/01/Tecnologias-educacionais-em-rede-produtos-e-pr%C3%A1ticas-inovadoras_2017.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023.
SAIDELLES, Tiago; MINUZI, Nathalie; BARIN, Cláudia Smaniotto; SANTOS, Leila Maria Araújo. A utilização do Podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. 23ª Seminário Internacional de Educação, Tecnologias e Sociedade. 2018. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1143>. Acesso em: 06 maio 2023.
SILVA JÚNIOR, Severino Domingos; COSTA, Francisco José. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia (ISSN 2317-0123 On-line), São Paulo, Brasil, V. 15, p. 1-16, outubro, 2014. Disponível em: <https://revistapmkt.com.br/wp-content/uploads/2022/01/1_Mensuracao-e-Escalas-de-Verificacao-uma-Analise-Comparativa-das-Escalas-de-Likert-e-Phrase-Completion-1.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2023.
SIMÕES, Vivianne Augusta Pires. Tecnologia, tecnologia educacional e novas tecnologias. Akrópolis, 10 (4), out/dez., 2002. Disponível em: <https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/akropolis/article/view/1917/1667>. Acesso em: 2 maio. 2023.
SOUSA, Adão; BESSA, Fátima. Podcast e utilização do software Audacity. AA Carvalho, Manual de Ferramentas da Web, v. 2, p. 41-56, 2008. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/55609243.pdf#page=41>. Acesso em: 09 jun. 2023.
SPOTIFY. Spotify Podcast: MuzyCAST. 2020. Página inicial. Disponível: https://open.spotify.com/show/6Z89Nj1l050AVm8TTBznrJ?si=ca5daa5050ec4769. Acesso em: 9 maio. 2023.
TREMESCHIN, Leonardo. PAUTA: COMO CRIAR E GUIAR SEU PODCAST. 2013. Disponível em: <https://mundopodcast.com.br/podcasteando/pauta-criar-podcast/>. Acesso em: 15 maio. 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.