A GAMIFICAÇÃO NA PESQUISA ALFABECLICANDO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995072233

Palabras clave:

Gamificação, Alfabetização, Ensino Público

Resumen

Este trabalho reflete sobre a organização de oficinas de Reforço Escolar que utilizam a Metodologia Ativa da Gamificação como estratégia pedagógica de atendimento a crianças com defasagem de leitura e de escrita, no período pós-pandemia. Apresentamos o processo de construção da teoria da Gamificação, aplicada a práticas pedagógicas em oficinas de reforço escolar, nas quais são desenvolvidos jogos reais e jogos digitais educativos. Esta análise é parte da Pesquisa em andamento: Alfabeclicando: Reforço Escolar de Alfabetização com Uso de Games Educativos, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), vinculado à Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), representada pela sua unidade Ginásio Experimental Tecnológico (GET) Elza Soares, com apoio e fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, podemos constatar que é possível que a escola se utilize dos Games e da Gamificação em contextos de reforço escolar para alfabetização, entendendo que ele é parte da cultura humana e por isso também parte da cultura infantil. E que a Metodologia Ativa da Gamificação possibilita a integração de todas as ações, contextualizando, de forma lúdica, o aprendizado das crianças participantes.

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Biografía del autor/a

Luciene de Sousa Teixeira Vales, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora na Graduação em Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Maristela da Cunha Porto, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro/FAETEC e professora regente da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro

Thais da Cruz Martins, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do estado do Rio de Janeiro

Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerda, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Lorrayne dos Santos, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Superior De Educação Do Rio De Janeiro

Kamila Melo de Oliveira Costa, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Citas

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Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Vales, L. de S. T., Porto, M. da C., Martins, T. da C., Lacerda, M. C. C. dos A., Santos, L. dos, & Costa, K. M. de O. (2023). A GAMIFICAÇÃO NA PESQUISA ALFABECLICANDO . ReTER, 4(1), e12/1–22. https://doi.org/10.5902/2675995072233

Número

Sección

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação

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