O USO DE SIMULADORES TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA

Autores/as

Palabras clave:

Anatomia, Simuladores, Realidade Virtual, Ensino.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos professores de Anatomia Humana, de instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, sobre a dinâmica das aulas, sobretudo quanto ao uso de simuladores tecnológicos. Nesse contexto, debateu-se sobre os referenciais do Ensino Prático da Anatomia Humana no Ensino Superior e da Realidade Virtual como Metodologia ao Ensino da Anatomia. O caminho metodológico escolhido segue as características da abordagem qualitativa. Ao todo, seis docentes participaram do estudo, respondendo a um questionário semiestruturado. Dois deles afirmaram não conhecer a tecnologia por simuladores de anatomia humana. Os que conhecem afirmaram ser uma excelente ferramenta de apoio aos estudos, mas não substitutos dos cadáveres humanos. Esta pesquisa se mostrou como contribuinte ao tema abordado, pois estimulou os professores pesquisados a pensar sobre a utilização de estratégias de ensino inovadoras em suas aulas práticas de anatomia humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Corrêa Martins Venâncio, Instituto Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018). Técnica em Enfermagem pelo Centro de Ensino Técnico Visão- CETÉVI (2009). Licenciada com Complementação Pedagógica em Educação Profissional e Tecnológica (2018-2020), Especialista em Gestão Pública para Educação Profissional e Tecnológica (2020), Especialista em Tecnologia para Educação Profissional (2020), cursando fases finais da Especialização em Gestão Escolar ambos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Atuação profissional na Universidade do Sul de Santa Catarina, função de assistente administrativo. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira.

Edivaldo Lubavem Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), possui Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Especialista em Gestão Escolar e especialista em Educação Científica e Matemática ambas especializações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia e acadêmico vinculado no grupo de pesquisa NEPesTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática. Possui experiências em docência nas área da matemática, tendo lecionado nos anos finais do Ensino Fundamental na rede pública Estadual em 2016. Área de atuação e interesse: Educação, Comunicação e Tecnologia. Possui experiência na área de Educação e Comunicação.

Rogério Gonçalves Bittencourt, Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Engenharia Civil - Geoprocessamento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Possui especialização em Sistemas de Informação e Telemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Banco de Dados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, sistemas de informações, modelagem de dados, projeto de banco de dados e sistemas de informações geográficas.

Citas

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANDRADE FILHO, Eládio Pessoa de; PEREIRA, Francisco Carlos Ferreira. Anatomia geral. Sobral, CE: INTA, 2015.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília, DF: Presidência da República, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em: 28 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.501, de 30 de novembro de 1992. Dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científicas e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1992. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8501.htm. Acesso em: 28 ago. 2020.

BURDEA, Grigore C; COIFFET, Philippe. Virtual reality technology. 2nd. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2017. E-book. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=hMQ8DwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 16 out. 2020.

CARVALHO, Jânio Araruna. Oftalmologia e realidade virtual. Revista Brasileira de Oftalmologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 1, p. 40-47, jan./fev. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-72802012000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbof/v71n1/08.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.

CÂMARA, Michele. Anatomia e Fisiologia Humana: técnico em enfermagem. Bahia: Instituto Formação, 2014.

COCCE, Ana Luiza Remanose et al. O ensino da anatomia nas escolas de enfermagem: um estudo descritivo. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 24, n. 4, p. 08-13, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.17696/2318-3691.24.4.2017.818. Disponível em: http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/818. Acesso em: 28 ago. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (Rio de Janeiro). Parecer nº4/2007. Rio de Janeiro: COFEN, 04 abr. 2007. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/PARECER%2004_2007%20Ultiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20cad%C3%A1veres%20nas%20aulas%20pr%C3%A1ticas%20de%20enfermagem_0.PDF. Acesso em: 29 out. 2020.

COSTA, Rosa Maria; RIBEIRO, Marcos Wagner (org.). Aplicações de realidade virtual e aumentada: livro do pré-simpósio: XI Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: SBC, 2009. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/578635/1/Proci09.00206.pdf. Acesso em: 27 out. 2020.

COSTA, Rosa Maria; KAYATT, Pedro; BOGONI, Tales. Hardware. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (orgs.). Introdução a realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: SBC, 2018. cap. 5, p. 112-139. Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2018_livroRVA.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

DIHL, Leandro et al. Processamento Gráfico. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (orgs.). Introdução a realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: SBC, 2018. cap. 12, p. 295-394. Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2018_livroRVA.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

FERREIRA, Joana Rita Santos. Realidade aumentada: conceito, tecnologia e aplicações: estudo exploratório. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) - Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2014. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/5907/1/3930_7645.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

FRIEDRICH, Claudine Freiberger. 15 fatos sobre cadáveres que você nem fazia ideia que eram reais. Revista Arco, Santa Maria,15 out. 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/15-fatos-sobre-cadaveres-que-voce-nem-fazia-ideia-que-eram-reais/. Acesso em: 9 out. 2020.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. Disponível em: https://www.ufjf.br/labesc/files/2012/03/A-Arte-de-Pesquisar-Mirian-Goldenberg.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

LUNCE, Les. Simulations: Bringing the benefits of situated learning to the traditional classroom. Journal of Applied Educational Technology, v. 3, n. 1, p. 37-44, Spring/Summer, 2006. Disponível em:

http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.93.8969&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 26 out. 2020.

MARQUES, Veruska. Transformação digital no ensino em saúde: simuladores de anatomia. In: ENG. Blog Tecnológico. São Paulo, 05 jun. 2018. Disponível em: https://www.eng.com.br/artigo.cfm?id=6200&post=transformacao-digital-no-ensino-em-sa%C3%BAde:-simuladores-de-anatomia. Acesso em: 3 nov. 2020.

MTI TECNOLOGIA. Simulador 3D de anatomia garante autorização do MEC para sete novos cursos de medicina no País. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.mtitecnologia.com.br/simulador-3d-de-anatomia-garante-autorizacao-do-mec-para-sete-novos-cursos-de-medicina-no-pais/. Acesso em: 15 out. 2020.

OLIVEIRA, Ítalo Martins de et al. Análise de peças anatômicas preservadas com resina de poliester para estudo em anatomia humana. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v.40, n.1, p. 76-80, jan./fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912013000100014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912013000100014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 ago. 2020.

SILVA, Guilherme Rodrigues da et al. Métodos de conservação de cadáveres humanos utilizados nas faculdades de medicina do Brasil. Revista de Medicina, São Paulo, v. 95, n. 4, p. 156-161, 30 dez. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/120651. Acesso em: 28 ago. 2020.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013.

ZHANG, Xiaoqin et al. Modeling and simulation of an anatomy teaching system. Computação Visual para a Indústria, Biomedicina e Arte, v. 2, n. 8, p. 1-8, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s42492-019-0019-4. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334907612_Modeling_and_simulation_of_an_anatomy_teaching_system. Acesso em: 29 out. 2020.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Corrêa Martins Venâncio, D., Lubavem Pereira, E., & Gonçalves Bittencourt, R. (2021). O USO DE SIMULADORES TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA. ReTER, 2(4), e12/01–11. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67328

Número

Sección

Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras - Dossiê 02/2021