O USO DE SIMULADORES TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA

Autores

Palavras-chave:

Anatomia, Simuladores, Realidade Virtual, Ensino.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos professores de Anatomia Humana, de instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, sobre a dinâmica das aulas, sobretudo quanto ao uso de simuladores tecnológicos. Nesse contexto, debateu-se sobre os referenciais do Ensino Prático da Anatomia Humana no Ensino Superior e da Realidade Virtual como Metodologia ao Ensino da Anatomia. O caminho metodológico escolhido segue as características da abordagem qualitativa. Ao todo, seis docentes participaram do estudo, respondendo a um questionário semiestruturado. Dois deles afirmaram não conhecer a tecnologia por simuladores de anatomia humana. Os que conhecem afirmaram ser uma excelente ferramenta de apoio aos estudos, mas não substitutos dos cadáveres humanos. Esta pesquisa se mostrou como contribuinte ao tema abordado, pois estimulou os professores pesquisados a pensar sobre a utilização de estratégias de ensino inovadoras em suas aulas práticas de anatomia humana.

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Biografia do Autor

Denise Corrêa Martins Venâncio, Instituto Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018). Técnica em Enfermagem pelo Centro de Ensino Técnico Visão- CETÉVI (2009). Licenciada com Complementação Pedagógica em Educação Profissional e Tecnológica (2018-2020), Especialista em Gestão Pública para Educação Profissional e Tecnológica (2020), Especialista em Tecnologia para Educação Profissional (2020), cursando fases finais da Especialização em Gestão Escolar ambos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Atuação profissional na Universidade do Sul de Santa Catarina, função de assistente administrativo. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira.

Edivaldo Lubavem Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), possui Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (complementação pedagógica) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Especialista em Gestão Escolar e especialista em Educação Científica e Matemática ambas especializações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia e acadêmico vinculado no grupo de pesquisa NEPesTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática. Possui experiências em docência nas área da matemática, tendo lecionado nos anos finais do Ensino Fundamental na rede pública Estadual em 2016. Área de atuação e interesse: Educação, Comunicação e Tecnologia. Possui experiência na área de Educação e Comunicação.

Rogério Gonçalves Bittencourt, Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Engenharia Civil - Geoprocessamento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Possui especialização em Sistemas de Informação e Telemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Banco de Dados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, sistemas de informações, modelagem de dados, projeto de banco de dados e sistemas de informações geográficas.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Corrêa Martins Venâncio, D., Lubavem Pereira, E., & Gonçalves Bittencourt, R. (2021). O USO DE SIMULADORES TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(4), e12/01–11. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67328

Edição

Seção

Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras - Dossiê 02/2021