MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DE ATIVIDADES E FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Objetivos cognitivos, Levantamento bibliográfico.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo mapear as produções científicas sobre atividades e ferramentas digitais na educação, na perspectiva da Taxonomia de Bloom, de modo a ampliar o debate sobre as dinâmicas de sala de aula com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para isso, adotou-se o mapeamento sistemático como método para busca e seleção de produções científicas nos portais Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, além das plataformas das revistas Renote e Revista Brasileira de Informática na Educação. Como delimitadores da pesquisa, foi estabelecido o período de 10 anos de publicação, bem como materiais em língua portuguesa. Diante desse cenário, foi composta uma amostra de 11 trabalhos, os quais relacionam propostas de atividades e ferramentas digitais para uso em sala de aula, fundamentados na Taxonomia de Bloom. Após os estudos desses materiais, evidenciou-se múltiplas aplicabilidades das TIC na Educação e sua adequação aos objetivos cognitivos da taxonomia, tais como: tarefas on-line presenciais com uso de TIC; aulas virtuais; instrumento de avaliação; entre outros. Quanto às atividades digitais apontadas nesses materiais, destaca-se o uso da Gamificação, Sala de Aula invertida e WebQuest.

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Biografia do Autor

Flávia Pereira Righi, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Tanara da Silva Dicetti, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Righi, F. P., Dicetti, T. da S., & Bulegon, A. M. (2021). MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DE ATIVIDADES E FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(1), e9/01–23. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65642