SOFTWARE CITY - JOGO EDUCACIONAL EM MUNDO VIRTUAL 3D PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995072203

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Mundos Virtuais 3D, Metaverso, Engenharia de Software

Resumo

O ensino de Engenharia de Software pode ser considerado um dos principais balizadores para a formação de profissionais na área de computação. Constituída por um arcabouço de metodologias, práticas e teorias, a disciplina tem sido tradicionalmente apresentada para os alunos de forma pouco atrativa e bastante teórica. Buscando mitigar estes problemas, este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional, do tipo quiz game, imerso em um Mundo Virtual 3D (metaverso), como uma forma alternativa para trabalhar os conceitos de Engenharia de Software, com ênfase nos aspectos mais teóricos. Como principais resultados, destaca-se a interação e exploração do Mundo Virtual, além da possibilidade de ampliação escalar do jogo a partir da inserção de novas perguntas.

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Biografia do Autor

Nikollas Kauê Soares Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Sistema de Informação - Universidade Federal de Santa Maria

Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Computação Aplicada - DCOM, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, no Centro de Educação.

Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, UFSM.

Jonathan Donato Pippi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2023-05-19

Como Citar

Gomes, N. K. S., Bernardi, G., Cordenonsi, A. Z., & Pippi, J. D. (2023). SOFTWARE CITY - JOGO EDUCACIONAL EM MUNDO VIRTUAL 3D PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e8/1–19. https://doi.org/10.5902/2675995072203

Edição

Seção

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação

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