CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET: HABILIDADES DIGITAIS E O DESEMPENHO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Habilidades Digitais, Usuário de Internet, Desempenho Escolar, Crianças e Adolescentes.

Resumo

O estudo empírico analisou as relações entre habilidades digitais, o perfil de usuário de Internet e o desempenho escolar dos estudantes, entre 11 e 14 anos, de uma escola pública no Sul do Brasil. Identificou-se que os participantes tinham um bom aproveitamento do seu aprendizado escolar e entre os usuários de Internet preponderou o perfil do tipo diário. Classificaram-se 25% deles como colaboradores ativos da Internet e 63% como avançados e criativos, conforme a literatura. Houve associação estatística significativa entre o nível de habilidades digitais relacionadas à localização primária do uso da Internet em lugares públicos, mas não entre o desempenho escolar e os níveis de habilidades com a Internet destes estudantes.

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Biografia do Autor

Catia Regina Bernardes Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC.

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Patricia Jantsch Fiuza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC.

Pós-doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Fernandes, C. R. B., & Fiuza, P. J. (2021). CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET: HABILIDADES DIGITAIS E O DESEMPENHO ESCOLAR. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(3), e3/01–14. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67377

Edição

Seção

Artigos - SENID/2021