A relevância do tema água no ensino de ciências

Autores

  • Hércules Alan Carlotto Gouvea Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Leidmar Alves dos Santos Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Fernando Henrique Cardoso Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Ricardo Douglas de Sousa Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820451

Palavras-chave:

Desperdício, Recursos hídricos, Sensibilização, Reutilização

Resumo

Água um bem não renovável, foi o tema escolhido para trabalhar na Escola Senador Filinto Muller, do distrito de Irenópolis, município de Juscimeira-MT, a fim de sensibilizar os alunos sobre os desperdícios de água potável que ocorrem na comunidade onde vivem; e a partir da ressignificação dos saberes dos alunos, conseguir atingir as famílias em suas residências. Inicialmente, se discutiu sobre o desperdício de água e envolveram os alunos em uma atividade prática sobre os possíveis usos incorretos na comunidade. Durante a exposição dos resultados da atividade foram abarcados diversos assuntos relevantes ao tema, como: ciclo hidrológico, poluição, potabilidade e a importância da água. As dúvidas ainda persistentes foram trabalhadas em uma palestra, utilizando recurso de multimídia com imagens e vídeos. Dados sobre a construção dos conhecimentos foram coletados a partir de aplicação de dois questionários. Com sustentação nos dados coletados por meio dos questionários I e II, notamos que inicialmente os alunos desconheciam a potabilidade da água, os desperdícios contidos nas respectivas residências, na comunidade e até mesmo sobre a importância que a água tem na vida de todos. A partir das atividades desenvolvidas constatou-se mudanças dos discentes, tanto nas respostas dos questionários quanto na argumentação sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, A Evolução da Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil. Brasília: ANA, 2002.

ALCANTARA, Vania./ Inserção Curricular da Educação Ambiental./ Vania Alcantara.-Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 108p.

AZEVEDO, Eduardo Bessa, Ambiente & Sociedade – Vol. VI nº. 2 jul./dez. 2003

AZEVEDO, E B Poluição VS. Tratamento de água: duas faces de uma mesma moeda, Química Nova na Escola, n. 10, p.21-25,1999

BAIRD, C. Química Ambiental. 2ªed.trad. M.A.L. Recio e L.C.M Carrera Porto Alegre: Bookman,2002.

PEDRINI,A.G.Educação Ambiental: Reflexões e Práticas Contemporâneas. São Paulo, Ed. Vozes. 2008

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, Paz Terra, 2011.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE, Manual de Saneamento. 3a ed. Brasília: MS/ FNS, 1998.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica/ Maria de Andrade Marconi, Eva Lakatos.-7.ed.-São Paulo: Atlas, 2010.

MACHADO, P. A. L., Direito Ambiental Brasileiro, 9a ed., rev., atual. e ampl., 2a tiragem, São Paulo: Malheiros Editores, 2001.

MATO GROSSO. Leis Política Estadual de Recursos Hídricos: Lei nº 6.945, Decreto nº 1291/2000 e portaria 02/2000. Cuiabá: Fundação dp Meio Ambiente, 2002. 36p.

NULTSCH, WILHEM. Botânica Geral; trad. Paulo Luiz de Oliveira- 10 ed. Revisada e autorizada- Porto Alegre: Artmed,2000. pacto.mec.gov.br/materiais‎ acessada em 03/08/13 às 14:17.

REBOUÇAS, A.C. Água no Brasil: abundância, desperdício e escassez. Bahia Análise e Dados, Salvador, V.13, n. Especial, p.341-345.2003.

PHILIPPI JR, Arlindo. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável /, SP: Manole, 2005.-(Coleção Ambiental; 2)

SELBORNE, LORD. A Ética do Uso da Água Doce: um levantamento. Brasília: 2010.

SPIRO, Thomas G.Quimíca Ambiental/Thomas G.Spiro, Willam M. Stigliane; tradução. Sonia Midori Yamamoto; revisão técnica Reinaldo C. Basito, Renato S. Freire.-2.ed.-São Paulo: Parson Prentice.Hall, 2009.

VAITSMAM, Enilce Pereira Enilce Pereira Vaistman, Delmo Santiago Vaitsman.- Quimíca & meio ambiente: ensino contextualizado/ Rio de Janeiro: Interciências, 2006.-(interdisciplinar;4)

WATSON, Robert T. et al. Protecting our Planet, Securing Our Future: Linkages among global environmental issues and huma needs, publicação do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Banco Mundial/Nasa, novembro de 1998.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Gouvea, H. A. C., Santos, L. A. dos, Cardoso, F. H., & Sousa, R. D. de. (2015). A relevância do tema água no ensino de ciências. Revista Monografias Ambientais, 14, 157–171. https://doi.org/10.5902/2236130820451

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)