A relevância do tema água no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820451Palavras-chave:
Desperdício, Recursos hídricos, Sensibilização, ReutilizaçãoResumo
Água um bem não renovável, foi o tema escolhido para trabalhar na Escola Senador Filinto Muller, do distrito de Irenópolis, município de Juscimeira-MT, a fim de sensibilizar os alunos sobre os desperdícios de água potável que ocorrem na comunidade onde vivem; e a partir da ressignificação dos saberes dos alunos, conseguir atingir as famílias em suas residências. Inicialmente, se discutiu sobre o desperdício de água e envolveram os alunos em uma atividade prática sobre os possíveis usos incorretos na comunidade. Durante a exposição dos resultados da atividade foram abarcados diversos assuntos relevantes ao tema, como: ciclo hidrológico, poluição, potabilidade e a importância da água. As dúvidas ainda persistentes foram trabalhadas em uma palestra, utilizando recurso de multimídia com imagens e vídeos. Dados sobre a construção dos conhecimentos foram coletados a partir de aplicação de dois questionários. Com sustentação nos dados coletados por meio dos questionários I e II, notamos que inicialmente os alunos desconheciam a potabilidade da água, os desperdícios contidos nas respectivas residências, na comunidade e até mesmo sobre a importância que a água tem na vida de todos. A partir das atividades desenvolvidas constatou-se mudanças dos discentes, tanto nas respostas dos questionários quanto na argumentação sobre o tema.Downloads
Referências
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