Crise ambiental, ensino de biologia e educação ambiental: uma abordagem crítica

Autores/as

  • Adriana Maria Avila Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR
  • Rodrigo Lingnau Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR https://orcid.org/0000-0001-8406-4439

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130817921

Palabras clave:

Problemática ambiental, Ensino de biologia, Educação ambiental, Abordagem crítica

Resumen

Em meio o cenário delineado pela problemática ambiental, que se manifesta através da destruição sem precedentes dos recursos naturais, dos altos indices de poluição que vem causando grandes males à saúde humana,  a escassez de alimentos, o aumento das desigualdades sociais, entre tantos outros efeitos catastróficos da problemática ambiental; as ciências sociais têm desempenhado um papel importante na coscientização dos efeitos maléficos de determinados comportamentos humanos relacionados ao meio ambiente. Esse artigo objetiva discutir a crise ambiental e seus desdobramentos para desse modo através de uma abordagem crítica compreender o papel da Biologia na promoção da Educação Ambiental. Sendo assim, para além do mero ensino de práticas de preservação dos elementos constituintes da flora e da fauna, o ensino de biologia necessita apresentar um caráter de criticidade frente à problemática ambiental possibilitando aos alunos compreender a complexidade da problemática ambiental bem como sua amplitude e seus efeitos globais.

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Biografía del autor/a

Adriana Maria Avila, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR

Mestranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da UTFPR, Campus de Pato Branco - PR.

Rodrigo Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR

Doutor em Zoologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR - UTFPR, Campus de Pato Branco, Paraná.

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Publicado

2015-07-31

Cómo citar

Avila, A. M., & Lingnau, R. (2015). Crise ambiental, ensino de biologia e educação ambiental: uma abordagem crítica. Revista Monografias Ambientais, 14(2), 137–150. https://doi.org/10.5902/2236130817921

Número

Sección

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS