Educação ambiental e a química licenciatura: as concepções de professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613087811Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino Superior, Licenciatura em QuímicaResumo
Este trabalho apresenta os dados obtidos em um estudo de monografia que foi apresentada e desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível de especialização do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Educação, Sociedade e Cultura. Desenvolveu-se este estudo com o intuito de compreender qual o espaço e os significados da Educação Ambiental para um grupo de quatro professores do Curso de Química Licenciatura Plena da UFSM. Justificou-se pela necessidade de analisar a inserção da Educação Ambiental na concepção dos professores, estimulando desta forma novas percepções e reflexões sobre esse trabalho no Curso de Química. A metodologia utilizada neste estudo de monografia seguiu uma abordagem qualitativa, ou seja, privilegia os aspectos conscienciais, subjetivos dos professores participantes desta pesquisa Um dos instrumentos usados para realizar a coleta de dados foi o questionário, que teve como objetivo registrar as representações e percepções dos docentes a respeito da Educação Ambiental. A análise dos dados revelou que estes profissionais, quando indagam sobre o papel que desempenham na sociedade, enquanto pessoas conscientizadoras e formadoras de novas mentalidades preocupam-se com os aspectos socioculturais que constituem o estudante/cidadão que faz parte do Curso de Química.
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