Percepção ambiental de alunos do curso profissionalizante de panificação - PROEJA FIC, Cacequi (RS)

Autores

  • Lara Margarida da Silveira Acosta Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jumaida Maria Rosito Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083958

Palavras-chave:

EJA, Ciências Naturais, Educação Ambiental

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo avaliar o grau de ecoalfabetização de alunos do Curso Profissionalizante de Panificação, modalidade Educação para Jovens e adultos (EJA), de umaescola pública do município de Cacequi (RS, Brasil); com isso, espera-se contribuir para amelhoria da qualidade das aulas de Ciências Naturais do Curso e com a ampliação daconsciência ambiental de seus alunos. O instrumento utilizado foi a aplicação, em aula, de umquestionário fechado abordando questões variadas da área ambiental, mas que privilegiava aqueles assuntos divulgados pelos meios mais facilmente acessados pela população, comotelevisão e jornais; da mesma forma, foi dado destaque aos temas de interesse nacional eregional. A análise das respostas evidenciou que, em sua maioria, os alunos desconhecem asquestões ambientais abordadas pelo questionário, mesmo aquelas que estão presentes no seu diaa dia. Torna-se assim evidente, a necessidade de interferência por parte da escola no sentido delevar informação e de estimular uma atitude mais participativa de seus alunos, dando a eles aoportunidade de tornarem-se cidadãos ecoalfabetizados e comprometidos com seu mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Educação para jovens e adultos: Ensino Fundamental – primeiro segmento. São Paulo: Ação Educativa. Brasília: MEC, 1999.

CARVALHO, J.A.M. de. O tamanho da população brasileira e sua distribuição etária: uma visão prospectiva, São

Paulo: ABEP, Anais V Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 1988. Disponível em: http://www.abmp.org.br/textos/361.htm. Acesso em: 25 jun 2010.

MELO, Aline Fernandes; Refletindo a Educação Ambiental: Percepções e práticas dos Professores de Geografia em escolas públicas do município de Viçosa - MG, 2006.

RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Educação de jovens e adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino

fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 1997.

TILBURY, D.; WALFORD, R. Grounded theoriy: defying the dominant paradigm in environmental education research. In: Understanding geographical and environmental education. Oxford: OUP, 1996.

UNESCO. Congresso Internacional UNESCO/PNUMA sobre la educacion y la Formacion Ambientales, Moscou, in: Educação Ambiental, Situação Espanhola e Estratégia Internacional. DGMA-MOPU, Madrid, 1987.

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

Acosta, L. M. da S., & Rosito, J. M. (2011). Percepção ambiental de alunos do curso profissionalizante de panificação - PROEJA FIC, Cacequi (RS). Revista Monografias Ambientais, 4(4), 903–914. https://doi.org/10.5902/223613083958

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.