Uso de plantas medicinais como instrumento de conscientização: responsabilidade social e ambiental

Autores

  • Benta Martins dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jumaida Maria Rosito Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085044

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Educação ambiental, Conscientização

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo despertar nos alunos do 4° ano do ensino fundamental de uma escola rural, no município de São Sepé, através do cultivo de plantas medicinais a consciência sobre a importância de seu uso correto e responsável,como recurso terápico. Foram trabalhadas as famílias e os alunos do 4º ano da Escola Rural João Pessoa, no município de São Sepé (RS, Brasil). Ao longo do trabalho foram aplicados questionários para identificar meios de obtenção e de utilização de plantas medicinais, motivo para o uso, cultivo e forma de preparo. Dezenove espécies de plantas foram citadas pelos entrevistados; todos utilizam as plantas como primeiro recurso em caso de problemas de saúde considerados leves. Se forem considerados o envolvimento da comunidade nas atividades propostas e os desdobramentos do projeto em atividades em classe, as ações geradas pelo projeto (discussões, entrega de material de referência, jogos e debates) contribuíram para despertar o interesse pelo tema; como conseqüência. Pode-se dizer que a comunidade escolar foi sensibilizada com relação aos problemas envolvendo o uso das plantas medicinais, trato e cuidados exigidos para a manutenção desse recurso e, por extensão, a busca de qualidade de vida e a conservação do meio ambiente.

 

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Biografia do Autor

Benta Martins dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

área da educação, séries iniciais

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Publicado

2012-06-11

Como Citar

Santos, B. M. dos, & Rosito, J. M. (2012). Uso de plantas medicinais como instrumento de conscientização: responsabilidade social e ambiental. Revista Monografias Ambientais, 7(7), 1478–1491. https://doi.org/10.5902/223613085044

Edição

Seção

ARTIGOS