Ecopatio – um caminho para a sustentabilidade

Autores

  • Fabiane de Melo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jumaida Maria Rosito Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083954

Palavras-chave:

Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Ecoalfabetização, Comunidade escolar

Resumo

Esse trabalho, com início em abril de 2009, teve por principal objetivo repensar o ambiente escolar das escolas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na zona urbana do Município de Araricá, na região leste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A seleção das escolas que deveriam compor a amostra foi feita com o apoio da Escola Ambiental “Espaço Sementes da Vida” e da Secretaria de Educação do município, através da avaliação dos projetos apresentados pelas escolas participantes do Concurso “Ecopátio”. A idéia do projeto era de que as instituições de ensino repensassem o pátio da escola, criando meios sustentáveis para redesenhar o ambiente, bem como repensassem o termo “lixo”, modificando seu uso. As escolas foram avaliadas por uma comissão composta por diferentes segmentos da sociedade que visitou o ambiente escolar para verificar a execução das ações propostas. A metodologia utilizada permitiu a implantação de um processo coletivo de produção e troca de saberes, proporcionando uma ação educativa interdisciplinar em toda a comunidade escolar, possibilitando a ecoalfabetização de alunos, professores e funcionários.

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Melo, F. de, & Rosito, J. M. (2011). Ecopatio – um caminho para a sustentabilidade. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 786–792. https://doi.org/10.5902/223613083954

Edição

Seção

ARTIGOS