A Educação alimentar na escola municipal Professora Maria Villany Delmondes: um estudo sobre os corantes alimentícios
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820441Palavras-chave:
Aditivos Químicos, Ensino de Ciências, Experimentação, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho consiste em apresentar os resultados obtidos através de uma intervenção realizada na Escola Municipal Professora Maria Villany Delmondes. O trabalho teve como tema a educação alimentar no ensino fundamental, sendo realizado com 36 alunos do sexto e oitavo anos. O objetivo foi verificar o conhecimento dos alunos sobre os corantes alimentícios, bem como sensibilizá-los sobre hábitos alimentares mais saudáveis, buscando através de atividades práticas e lúdicas novas estratégias de ensino do tema abordado. Buscou-se o estudo dos corantes alimentícios em sala de aula interagindo e discutindo com os alunos. Para realização da intervenção utilizou-se de um questionário prévio para constatar o conhecimento dos alunos, no qual observou-se que a grande maioria (71%) apresentaram conhecimento sobre os corantes alimentícios. Foram executados jogos durante a aula para que houvesse interação e assimilação do conteúdo, entre estes o jogo do paladar, o jogo da velha e o jogo das cartas perguntas, nos quais os alunos participaram significativamente, tirando as dúvidas. Além das atividades lúdicas, também realizou-se a prática de extração do corante natural de urucum. A pesquisa foi satisfatória no qual dos 36 alunos entrevistados, 78% acharam ótimas as atividades práticas e os jogos aplicados, e 97% dos alunos relataram que estas atividades os ajudaram a entender melhor o conteúdo. Constatou-se que os alunos aprovaram a metodologia aplicada, no qual se sentiram interessados em participar da aula e estimulados em desenvolver a reconstrução dos conceitos sobre os corantes alimentícios.Downloads
Referências
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O Desenvolvimento de Atividades Práticas na Escola: Um Desafio Para os Professores de Ciências. Ciências e Educação, Bauru-SP, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.
BALBINOT, M. C. Uso de Modelos, Numa Perspectiva Lúdica, no Ensino de Ciências. IN: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola, 2005.
BRASIL. Manual de Orientação Para a Alimentação Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos/ [organizadores Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos... et al. _ 2 ed. _ Brasília: PNAE: CECANE – SC, 2012, 48 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional do Desenvolvimento – Conselho Deliberativo. Resolução/CD/FNDE nº 38, de 16 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília – DF. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/60-2012?download=57:res038-16072009. Acesso: 01/09/2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 138 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997, 146 p.
ESPINOZA, A. Ciências na Escola: Novas Perspectivas Para a Formação dos Alunos. São Paulo, Ed. Ática, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á pratica educativa/ Paulo Freire, São Paulo, Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. IN: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.
LEAL. R. B. Planejamento de Ensino Peculiaridades Significativas. Revista Ibero-Americana de Educação, 2014. Disponível em: www.rieoei.org/indecphp. Acesso em 01 de Fevereiro de 2015.
LIBÂNEO, J.C. Didática. Ed. 1°. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
MARTINS, J. S. Situações Práticas de Ensino e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Autores Associados, 2009.
PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
PINHEIRO, M. C. O.; ABRANTES, S. M. P. Avaliação da Exposição aos Corantes Artificiais Presentes em Balas e Chicletes por Crianças entre 3 e 9 anos Estudantes de Escolas Particulares da Tijuca/ Rio de Janeiro. Revista Analyttica. Editora Eskalab, 2011.
ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, R. Construtivismo e ensino de Ciências. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. 230 p.
SANTOS, S. M. P. (Org). O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Vozes, 1997.
ZAPPAROLI, K. Estratégias Lúdicas da Criança com Deficiência/ Kelem Zapparoli_ Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.