Plantas medicinais como proposta interdisciplinar no segundo segmento da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820454Palavras-chave:
EJA, Ensino de Ciências, InterdisciplinaridadeResumo
Este trabalho apresenta resultados de um estudo desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Antônio José de Lima, município de Juscimeira - Matos Grosso sobre o tema Plantas Medicinais (PM). O principal objetivo desta análise foi conhecer os saberes dos alunos a respeito da temática, procurando valorizar estes conhecimentos como instrumento interdisciplinar de ensino entre as disciplinas de biologia, química física e matemática. A pesquisa ocorreu durante o período de novembro de 2013 a setembro de 2014. O desenvolvimento metodológico procedeu-se em etapas alternadas da seguinte forma: inicialmente realizou-se uma entrevista para diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto. Numa segunda etapa, foram ministradas aulas interdisciplinares, buscando integrar o tema sob a ótica do universo dos alunos, abordando conhecimentos das quatro disciplinas propostas. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que os alunos possuíam um bom conhecimento prévio sobre o assunto, e que, esse aspecto favoreceu o trabalho interdisciplinar, pois quando as atividades foram aplicadas, esses alunos se prontificavam a participar ativamente e a responder a todos os questionamentos e discussões abordadas. Dessa forma, o tema PM se confirmou positivamente como uma boa opção na proposta da interdisciplinaridade para o ensino da EJA, pois os alunos demonstraram perseverança e dedicação em todas as atividades propostas.Downloads
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