Plantas medicinais como proposta interdisciplinar no segundo segmento da educação de jovens e adultos

Autores

  • Divino Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Eliane Maria Santos da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Arnaldo Gonçalves de Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Leandro Carbo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Maria das Graças Campos Universidade de Cuiabá, Cuiabá, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820454

Palavras-chave:

EJA, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um estudo desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Antônio José de Lima, município de Juscimeira - Matos Grosso sobre o tema Plantas Medicinais (PM). O principal objetivo desta análise foi conhecer os saberes dos alunos a respeito da temática, procurando valorizar estes  conhecimentos como instrumento interdisciplinar de ensino entre as disciplinas de biologia, química física e matemática. A pesquisa ocorreu durante o período de novembro de 2013 a setembro de 2014. O desenvolvimento metodológico procedeu-se em etapas alternadas da seguinte forma: inicialmente realizou-se uma entrevista para diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto. Numa segunda etapa, foram ministradas aulas interdisciplinares, buscando integrar o tema sob a ótica do universo dos alunos, abordando conhecimentos das quatro disciplinas propostas. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que os alunos possuíam um bom conhecimento prévio sobre o assunto, e que, esse aspecto favoreceu o trabalho interdisciplinar, pois quando as atividades foram aplicadas, esses alunos se prontificavam a participar ativamente e a responder a todos os questionamentos e discussões abordadas. Dessa forma, o tema PM se confirmou positivamente como uma boa opção na proposta da interdisciplinaridade para o ensino da EJA, pois os alunos demonstraram perseverança e dedicação em todas as atividades propostas.

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Referências

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Silva, D. O., Cruz, E. M. S. da, Campos, A. G. de, Carbo, L., & Campos, M. das G. (2015). Plantas medicinais como proposta interdisciplinar no segundo segmento da educação de jovens e adultos. Revista Monografias Ambientais, 14, 184–198. https://doi.org/10.5902/2236130820454

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