O sistema de gestão ambiental como impulsor da educação ambiental: um estudo de caso em uma empresa do polo industrial de Manaus (PIM) a partir da percepção de seus colaboradores
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130814169Palavras-chave:
Sistema de gestão ambiental, Educação ambiental, Percepção dos colaboradoresResumo
Este trabalho teve como ponto de partida encontrar resposta à seguinte problematização: em que medida o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) adotado por uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) tem contribuído para a Educação Ambiental (EA) de seus colaboradores? Em decorrência de tal pergunta, o trabalho teve como objetivo geral verificar, a partir da percepção de colaboradores, se a empresa pesquisada, localizada no Polo Industrial de Manaus e que possui Sistema de Gestão Ambiental, contribui para a educação ambiental dos seus funcionários. Especificamente pretende-se identificar: - se e como ocorre o processo de educação ambiental em empresa com certificação ISO 14.001; - se a empresa pesquisada apoia e incentiva a criação de projetos pelos seus colaboradores que visam à preservação ambiental; - se, decorrentes dos processos de gestão ambiental e educação ambiental, ocorrem reflexões e mudanças de atitudes referentes a questões ambientais no contexto profissional e pessoal dos trabalhadores da empresa estudada; - e ainda, verificar o grau de interesse dos funcionários com relação às questões ambientais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com pesquisa empírica do tipo descritiva, sobretudo na forma de trabalho de campo. Os principais resultados se mostraram concernentes com as abordagens de importantes autores da literatura sobre o assunto. Pode-se concluir que a EA, como uma ferramenta advinda do SGA, contribui para o processo de conscientização dos colaboradores, onde estes adquirem condições de assumir o papel de agentes de mudança em qualquer contexto e situação, influenciando, inclusive, em suas práticas pessoais e profissionais, bem como, adquirem a capacidade de disseminar informações sobre a temática ambiental para aqueles que o circundam, como seus familiares, amigos e colegas de trabalho; além de possuírem um elevado grau de interesse em relação às questões ambientais, também percebem tais práticas com extremo valor para enfrentar delicados problemas ambientais.
Downloads
Referências
ALCANTARA, Larissa; SILVA, Maria Clara. Educação Ambiental e os Sistemas de Gestão Ambiental no Desafio do Desenvolvimento Sustentável. v(5), n°5, p. 734 - 740, 2012. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia AmbientalREGET/UFSM (e-ISSN: 2236-1170). Disponível em http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/download/4198/2802. Acesso em: 28 de Março de 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14.001. Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2004.
PRESTES, Maria Lucia de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3ª ed. São Paulo, Rêspel, 2007.
MACEDO, Luiz Manuel. Programas Ambientais e suas Resoluções no Tratamento de Resídios Sólidos pelas Indústrias Petrolíferas no Brasil. Universidade Candido Mendes, Pós-Graduação “Lato Sensu”, Instituto a Vez do Mestre. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/T205936.pdf. Acesso em: 28 de Março de 2014.
MEDEIROS, Tiziana Azario de. Educação Ambiental e o processo produtivo: um estudo de caso nas empresas do Polo Industrial de Manaus/AM. Manaus: UFAM/Fundação Universitária Iberoamericana, 2004.
MOLIN, Michele. Diagnóstico Ambiental para a Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental. Estudo de Caso: Gabriella Revestimentos Cerâmicos LTDA. Universidade do Extremo Sul CatarinenseUNESC. Junho, 2009. Disponível em http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00003D/00003DCA.pdf. Acesso em: 03 de Abril de 2014.
MOTTA, Márcio Jardim. A educação ambiental nas empresas e o Sistema de Gestão Ambiental, 2010. Disponível em: http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/135. Acesso em: 7 de abril de 2014.
PENATTI, Fabio Eduardo; SILVA, Paulo Marcos. Coleta Seletiva como Processo de Implantação de Programas de Educação Ambiental em Empresas: Caso da Bioagri Laboratorios. In: 1º Simpósio de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo, 2008, Rio Claro. Anais... Rio Claro: UNESP, 2008. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/simpgeo/765-781fabio.pdf. Acesso em: 8 de maio de 2014.
RODRIGUES, Jaqueline; KOPP, Nathalie; LIMA, Isaura; REIS, Dálcio; OLIVEIRA, Ivanir. Implantação do Sistema de Gestão Ambiental Segundo a NBR ISO 14001:uma pesquisa de campo em empresa do ramo metalúrgico. Quarto encontro de engenharia e tecnologia dos Campos Gerais. Agosto, 2008. Disponível em: http://www.4eetcg.uepg.br/oral/28_1.pdf. Acesso em: 1 de Abril de 2014.
SILVA, Enedina; SILVA, Claudete; SILVA, Fabiana. A educação ambiental na empresa como suporte para a implementação de sistema de gestão ambiental. XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 1 de nov de 2005. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2005_enegep1002_1117.pdf. Acesso em: 27 de Fevereiro de 2014.
TORRES, Maria; BALASSIANO, Laila. Educação ambiental e princípio de sustentabilidade no mundo moderno. Revista Práxisano ii, nº 4 - agosto 2010. Disponível em http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/04/29.pdf. Acesso em: 27 de Fevereiro de 2014.
VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental - ISO 14.000. 5a ed. São Paulo: Senac, 2006.
VILELA JÚNIOR, Alcir; DEMAJOROVIC, Jacques. Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: Senac, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.