Marketing de relacionamento e empreendimentos de economia solidária com foco no cliente

Autores

  • Bruna Tadielo Zajonz Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jéferson Réus da Silva Schulz Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-7524-2010
  • Laura Possani Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Tônia Magali Moraes Brum Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Andrea Cristina Dörr Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0003-0219-7380

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117017049

Palavras-chave:

Economia Solidária, Marketing de Relacionamento, Cliente

Resumo

A ideia de economia solidária visa fortalecer os empreendimentos solidários tendo em vista a reprodução de vínculos sociais. Dessa forma, o objetivo do presente estudo consiste em discutir, com base na teoria do marketing, o perfil e as preferências dos clientes que estiverem presentes na 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária e 21ª Feira Internacional do Cooperativismo, realizadas em Santa Maria-RS em 2014. O método do estudo consiste em um levantamento de campo que se deu através da aplicação de 140 formulários no publico visitante da Feira nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2014. Os resultados mostram que o público predominante foi de mulheres. Os dados indicam que o público tem disposição a gastar na Feira até R$ 50,00 e que priorizam a qualidade dos produtos no ato da compra. Os visitantes preferem adquirir, para ter como lembrança de Santa Maria-RS, camisetas e objetos de decoração, ressaltando a Basílica da Medianeira e a Maria Fumaça como os pontos turísticos que gostariam ter como recordação da cidade. A ideia de solidariedade presente nos empreendimentos de economia solidária aparece na perspectiva social desempenhada pelo marketing, onde se busca que a relação com os clientes se dê de forma favorável para ambas as partes.

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Referências

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Zajonz, B. T., Schulz, J. R. da S., Possani, L., Brum, T. M. M., & Dörr, A. C. (2015). Marketing de relacionamento e empreendimentos de economia solidária com foco no cliente. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 304–313. https://doi.org/10.5902/2236117017049

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

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