Audiobooks como ferramenta pedagógica na educação inclusiva de deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015571Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Acessibilidade, Comunicação, Deficientes Visuais, AudiobooksResumo
A inclusão escolar pressupõe mais do que o direito a vaga em uma instituição de ensino regular, engloba o direito do aluno de obter alternativas pedagógicas diversas, de acordo com suas especificidades, que auxiliem no processo ensino-aprendizagem tornando-o sujeito na construção do seu saber. Pensando nas dificuldades dos alunos deficientes visuais que estão incluídos na escola regular e através de pesquisa, verificou-se o acesso restrito destes às obras literárias. Assim, os alunos do curso Técnico em Publicidade do Instituto Estadual Visconde de Cairu, de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, formaram um grupo de estudo com o intuito de encontrar alternativas para preenchimento dessa lacuna. Surgiu a ideia de desenvolver livros falados a partir dos contos e histórias infantis, surgindo assim o Projeto Audiobooks. Ao longo deste foram feitas anotações, diários de campo e recolhidos materiais, para que cada etapa fosse devidamente documentada. O presente estudo busca apresentar o processo de desenvolvimento do Projeto Audiobooks, desde sua concepção inicial até a distribuição do material às escolas envolvidas. Espera-se fornecer subsídios para que projetos semelhantes sejam produzidos ou para que novas alternativas pedagógicas sejam pensadas, beneficiando os alunos especiais e contribuindo para a construção de um saber efetivo e da cidadaniaDownloads
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