Audiobooks como ferramenta pedagógica na educação inclusiva de deficientes visuais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015571

Parole chiave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Comunicação, Deficientes Visuais, Audiobooks

Abstract

A inclusão escolar pressupõe mais do que o direito a vaga em uma instituição de ensino regular, engloba o direito do aluno de obter alternativas pedagógicas diversas, de acordo com suas especificidades, que auxiliem no processo ensino-aprendizagem tornando-o sujeito na construção do seu saber. Pensando nas dificuldades dos alunos deficientes visuais que estão incluídos na escola regular e através de pesquisa, verificou-se o acesso restrito destes às obras literárias. Assim, os alunos do curso Técnico em Publicidade do Instituto Estadual Visconde de Cairu, de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, formaram um grupo de estudo com o intuito de encontrar alternativas para preenchimento dessa lacuna. Surgiu a ideia de desenvolver livros falados a partir dos contos e histórias infantis, surgindo assim o Projeto Audiobooks. Ao longo deste foram feitas anotações, diários de campo e recolhidos materiais, para que cada etapa fosse devidamente documentada. O presente estudo busca apresentar o processo de desenvolvimento do Projeto Audiobooks, desde sua concepção inicial até a distribuição do material às escolas envolvidas. Espera-se fornecer subsídios para que projetos semelhantes sejam produzidos ou para que novas alternativas pedagógicas sejam pensadas, beneficiando os alunos especiais e contribuindo para a construção de um saber efetivo e da cidadania

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Biografie autore

Maritê de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste, Ijuí, RS

Licenciada em Computação pela Universidade Regional do Noroeste

Liziany Muller Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria

Ana Cristina da Fonseca Ziegler, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduanda em Engenharia Florestal, Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Andreia Lucimar Silva de Lima, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Juliana Santos da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduanda em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

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Pubblicato

2016-02-24

Come citare

Oliveira, M. de, Medeiros, L. M., Ziegler, A. C. da F., Lima, A. L. S. de, & Silva, J. S. da. (2016). Audiobooks como ferramenta pedagógica na educação inclusiva de deficientes visuais. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 20(1), 254–265. https://doi.org/10.5902/2236117015571

Fascicolo

Sezione

ENVIRONMENTAL EDUCATION

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