Educomunicação: Aluno repórter e a produção de audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015569

Palavras-chave:

Educomunicação, Audiovisual, Aluno-repórter, Extensão rural.

Resumo

O aluno-repórter atuará como agente construtor e mediador do conhecimento, o qual irá construir e recolher informações e compartilhá-las de forma a contribuir com a comunidade. O objetivo do trabalho foi avaliar a potencialidade de audiovisuais através da mediação de aluno-repórter para a promoção de um processo de ensino-aprendizagem. A metodologia qualitativa e participativa foi desenvolvida através da observação e análise do processo de ensino-aprendizagem gerado nas comunidades a partir das exibições dos audiovisuais mediados por aluno-repórter. Partindo desta ideia foram produzidos 3 (três) audiovisual para o Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, sendo eles: 1 (uma) videoaula para capacitação de Professores do Centro de Ciências Rurais no uso da Plataforma de Ensino Aprendizagem Moodle; 1 (um) documentário sobre a recepção de alunos do curso de Agricultura Familiar na modalidade Ensino à Distância; 1(um) audiovisuais tutoriais para uso das ferramentas Recurso e Atividades na Plataforma de Ensino Aprendizagem Moodle. Como considerações finais observou-se que a utilização de audiovisuais contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem das comunidades onde estes foram aplicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayra Grazielle da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural

Laboratório de Mediações Sociais e Culturais

Referências

Freire, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra. 16º Edição. 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo. Editora Atlas S.A. 2º Edição. 1989.

JENKINS, H. 2006. Venere no altar da convergência: um novo paradigma para entender a transformação midiática. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph Publicações e Assessoria Pedagógica LTDA. Página 30.

LÉVY, P. As tecnologias e inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora_34, 1993. 208 p.

MORAN, J. M., O Vídeo na Sala de Aula. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, (2): 27 a 35, jan./abr. de 1995.

SOARES, IO. EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa. In: SILVA. Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

VIANA, M. C. V., O Cinema na Sala de Aula e a Formação de Professores de Matemática. Minicurso oferecido aos alunos do Curso de Matemática na UFRRJ. Dia de Atividades AcadêmicoCientífico-Culturais.18 de maio de 2010. Seropédica- RJ.

DALLACOSTA, Adriana.; TAROUCO, Liane Margarida Rockerbach.; FRANCO. Sérgio Roberto Kieling. Vídeos indexados: que benefícios trazem para o professor e para os alunos. Acesso 20 de junho de 2014. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 5, n. 1 (2007)

Divulgação científica midiática no campo educomunicativo: o jornalismo no formato transversal. Acesso em 25 de junho de 2014. Disponível em: (http://www.cca.eca.usp.br/node/988).

COELHO, Marly de Oliveira. MIRANDA, Alair dos Anjos. Ensino Aprendizagem: uma análise da prática docente. (http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no2/ensinoaprendizagem_marly.pdf).

MADUDREIRA, N. l.; JUNIOR, F.S.; GOMES, J. S. 2011. Estudos sobre os métodos de ensino utilizados nos cursos de ciências contábeis e administração da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ): A percepção dos docentes e discentes <http://www.revista.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/article/viewFile/279/216>.

Meios de comunicação e educação: desafios para a formação de docentes. Acesso em 20 de junho de 2014. Disponível em: (http://www.alaic.net/portal/revista/r5/ccientifica_01.pdf).

CINELLI, Nair Pereira Figueiredo. A influência do vídeo no processo de aprendizagem. Acesso em 7 de junho de 2014. Dissertação de mestrado. Disponível em: (https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/85870/192679.pdf?sequence=1).

PIANCASTELLI, Rúbia Guimarães. Educomunicação: um caminho para o Jornalismo Ambiental. Acesso em 7 de junho de 2014. Disponível em: (http://www.unicentro.br/redemc/2011/conteudo/mc_artigos/Midia_Cidada_Piancastelli.pdf).

REIS, Cátia Batista. Percepção sobre uso e produção de conteúdo educacional digital por docentes da rede pública. Acesso em 7 de junho de 2014. Disponível em: (http://files.dirppg.ct.utfpr.edu.br/ppgte/dissertacoes/2011/ppgte_dissertacao_351_2011.pdf)

Alfabetização midiática na escola. Acesso em 20 de junho de 2014. Disponível em: (http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf).

FERRREIRA, Maria Emília do Couto. O vídeo na aula de ELE: estratégia para compreensão auditiva. Acesso em 25 de junho de 2014. Disponível em: (http://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/66487/2/000193368.pdf).

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

Silva, N. G. da, Medeiros, L. M., Bervig, A. A., Contreras, P. O.-., Rosa, L. H. C., & Bedin, D. T. (2015). Educomunicação: Aluno repórter e a produção de audiovisuais. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1183–1194. https://doi.org/10.5902/2236117015569

Edição

Seção

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)