Avaliação de impactos ambientais do processo de produção de etanol utilizando método derivado da Matriz de Leopold

Autores

  • Samara Rodrigues de Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, BA – Brasil
  • Vivianni Marques Leite dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Gabriel Pilé de Barros Torres Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015157

Palavras-chave:

Melhoria contínua, gestão ambiental, sustentabilidade.

Resumo

Neste trabalho, foi analisado o processo produtivo do etanol, identificando os impactos ambientais gerados, almejando a maximização dos impactos positivos, e a redução daqueles negativos. Para tal análise, foi elaborada uma matriz derivada da Matriz Leopold. Esta matriz leva em consideração as várias etapas da produção, facilitando a visualização da origem de cada impacto, possibilitando a minimização dos mesmos através de mudanças no decorrer do processo. Para verificar os ganhos ambientais, a matriz inicial foi comparada com uma nova matriz elaborada a partir de ações propostas. As medidas alternativas propostas foram a utilização da palha da cana para geração de energia, a adição de filtros de purificação, a instalação de uma estação de tratamento de tratamento da água e a redução de perdas durante processo. Os impactos foram analisados conforme critérios de ordem, tempo, dinâmica e de plasticidade. De forma comparativa, foi possível observar que as ações para controle e mitigação de impactos propostas podem promover impactos positivos, bem como reduzir impactos negativos de forma expressiva. Além disso, a utilização da derivada da Matriz de Leopold mostrou-se uma ferramenta promissora para tomada de decisão tanto em empresas quanto no meio universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Rodrigues de Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, BA – Brasil

Graduanda do Curso de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, BA – Brasil

Vivianni Marques Leite dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Mestra em Engenharia Química

Doutora em Química

Professora Associado I, Colegiado de Engenharia de Produção, atuando na Área de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Processos Industriais.

Gabriel Pilé de Barros Torres, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Graduando do Curso de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, BA – Brasil

Referências

BACCARIN, J. G.; CASTILHO, R. C. A geração de energia como opção de diversificação produtiva da agroindústria canavieira. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 4. São Paulo: 2002.

BRASIL. Levantamento Sistemático da produção Agrícola: pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil / Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/lspa_201202.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2014.

BRASIL. Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel: inclusão e desenvolvimento territorial. 2011. Disponível em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/biodisel/arquivos-2011/Biodiesel_Book_final_Low_Completo.pdf>. Acesso em 3 fev. 2014.

CAMPOS, N. L. O agronegócio canavieiro e a produção de agrocombustíveis no Brasil: novas fontes energéticas em desenvolvimento. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, Uberlândia - MG, 2012.

CANTER, W. LARRY. Environmental Impact Assessment. 2 ed. s/l: McGraw-Hill Science/Engineering/Math , 1996.

CARNAÚBA, M. P. O reuso da água no processo industrial do açúcar. Monografia de Conclusão de Curso. São Paulo: USP, 2010.

COELHO, S. T. A Cana e a questão Ambiental: aspectos socioambientais da nova modalidade de energia. Disponível em: <http://www.cogen.com.br/workshop/2005/cana_questao_ambiental_25112005.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2011.

DIAS, M.O.S. Simulação do processo de produção de Etanol a partir do açúcar e do bagaço, visando à integração do processo e a maximização da produção de energia e excedentes do bagaço. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2008.

ELIA NETO, A. Água na Indústria da Cana-de-açúcar. In: Workshop “Aspectos Ambientais da Cadeia do Etanol de Cana-de-Açúcar”- Projeto Programa de Pesquisas em Políticas Públicas. São Paulo: Abril, 2008.

FOGLIATTI, M.C; FILIPPO, S; GOUDARD, B. Avaliação de Impactos Ambientais – Aplicação aos Sistemas de Transporte. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. 249 p.

KAERCHER, J. A. et al. Optimization of biodiesel production for self-consumption: considering its environmental impacts. Journal of Cleaner Production, 2013.

KIST, L. T ; MOUTAQI, S. E ; MACHADO, Ê. L . Cleaner production in the management of water use at a poultry slaughterhouse of Vale do Taquari, Brazil: a case study. Journal of Cleaner Production, v. 17. 2009. p. 1200-1205

LEOPOLD, L.B. et al. Procedure for Evaluating Environmental Impact. Washington, D.C.: Geological Survey Circular ,1971.

MACEDO, R. K; BEAUMORD, A. C. A Prática da Avaliação de Impactos Ambientais. Rio de Janeiro: KOHAN-SAAGOYEN Consultoria e Sistemas Ltda, 1997.

Manual de conservação e reuso de água na agroindústria sucroenergética / Agência Nacional de Águas; Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; União da Indústria da Cana-de-Açúcar. Centro de Tecnologia Canavieira. Brasília: ANA, 2009.

MATSUDA, M. Efeitos das emissões geradas pela queima dos canaviais sobre a superfície ocular. Tese de Doutorado em Patologia. Faculdade de Medicina. São Paulo: USP, 2009, 128 f.

MENDES, JUDAS TADEU GRASSI; PADILHA JUNIOR, JOÃO BATISTA. Agronegócio: Uma

Abordagem Econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

OLIVEIRA, F.C.; MOURA, H.J.T.; Uso das metodologias de avaliação de impacto ambiental em estudos realizados no Ceará. Belo Horizonte: PRETEXTO, 2009. v. 10. n. 4. p. 79-98.

CONAMA. Resolução nº 001, de 23 de janeiro de 1986. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html>. Acesso em: 4 fev. 2014.

RIPOLI, MARCO L. C. Mapeamento do palhiço enfardado de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) e do seu potencial energético. Piracicaba: 2002.

Downloads

Publicado

2015-02-02

Como Citar

Almeida, S. R. de, Santos, V. M. L. dos, & Torres, G. P. de B. (2015). Avaliação de impactos ambientais do processo de produção de etanol utilizando método derivado da Matriz de Leopold. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(4), 1443–1459. https://doi.org/10.5902/2236117015157

Edição

Seção

ARTIGOS