Avaliação de impactos ambientais do processo de produção de etanol utilizando método derivado da Matriz de Leopold

Autores/as

  • Samara Rodrigues de Almeida Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, BA – Brasil
  • Vivianni Marques Leite dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Gabriel Pilé de Barros Torres Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015157

Palabras clave:

Melhoria contínua, gestão ambiental, sustentabilidade.

Resumen

Neste trabalho, foi analisado o processo produtivo do etanol, identificando os impactos ambientais gerados, almejando a maximização dos impactos positivos, e a redução daqueles negativos. Para tal análise, foi elaborada uma matriz derivada da Matriz Leopold. Esta matriz leva em consideração as várias etapas da produção, facilitando a visualização da origem de cada impacto, possibilitando a minimização dos mesmos através de mudanças no decorrer do processo. Para verificar os ganhos ambientais, a matriz inicial foi comparada com uma nova matriz elaborada a partir de ações propostas. As medidas alternativas propostas foram a utilização da palha da cana para geração de energia, a adição de filtros de purificação, a instalação de uma estação de tratamento de tratamento da água e a redução de perdas durante processo. Os impactos foram analisados conforme critérios de ordem, tempo, dinâmica e de plasticidade. De forma comparativa, foi possível observar que as ações para controle e mitigação de impactos propostas podem promover impactos positivos, bem como reduzir impactos negativos de forma expressiva. Além disso, a utilização da derivada da Matriz de Leopold mostrou-se uma ferramenta promissora para tomada de decisão tanto em empresas quanto no meio universitário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samara Rodrigues de Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, BA – Brasil

Graduanda do Curso de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, BA – Brasil

Vivianni Marques Leite dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Mestra em Engenharia Química

Doutora em Química

Professora Associado I, Colegiado de Engenharia de Produção, atuando na Área de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Processos Industriais.

Gabriel Pilé de Barros Torres, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Graduando do Curso de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, BA – Brasil

Citas

BACCARIN, J. G.; CASTILHO, R. C. A geração de energia como opção de diversificação produtiva da agroindústria canavieira. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 4. São Paulo: 2002.

BRASIL. Levantamento Sistemático da produção Agrícola: pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil / Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/lspa_201202.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2014.

BRASIL. Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel: inclusão e desenvolvimento territorial. 2011. Disponível em: <http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/biodisel/arquivos-2011/Biodiesel_Book_final_Low_Completo.pdf>. Acesso em 3 fev. 2014.

CAMPOS, N. L. O agronegócio canavieiro e a produção de agrocombustíveis no Brasil: novas fontes energéticas em desenvolvimento. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, Uberlândia - MG, 2012.

CANTER, W. LARRY. Environmental Impact Assessment. 2 ed. s/l: McGraw-Hill Science/Engineering/Math , 1996.

CARNAÚBA, M. P. O reuso da água no processo industrial do açúcar. Monografia de Conclusão de Curso. São Paulo: USP, 2010.

COELHO, S. T. A Cana e a questão Ambiental: aspectos socioambientais da nova modalidade de energia. Disponível em: <http://www.cogen.com.br/workshop/2005/cana_questao_ambiental_25112005.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2011.

DIAS, M.O.S. Simulação do processo de produção de Etanol a partir do açúcar e do bagaço, visando à integração do processo e a maximização da produção de energia e excedentes do bagaço. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2008.

ELIA NETO, A. Água na Indústria da Cana-de-açúcar. In: Workshop “Aspectos Ambientais da Cadeia do Etanol de Cana-de-Açúcar”- Projeto Programa de Pesquisas em Políticas Públicas. São Paulo: Abril, 2008.

FOGLIATTI, M.C; FILIPPO, S; GOUDARD, B. Avaliação de Impactos Ambientais – Aplicação aos Sistemas de Transporte. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. 249 p.

KAERCHER, J. A. et al. Optimization of biodiesel production for self-consumption: considering its environmental impacts. Journal of Cleaner Production, 2013.

KIST, L. T ; MOUTAQI, S. E ; MACHADO, Ê. L . Cleaner production in the management of water use at a poultry slaughterhouse of Vale do Taquari, Brazil: a case study. Journal of Cleaner Production, v. 17. 2009. p. 1200-1205

LEOPOLD, L.B. et al. Procedure for Evaluating Environmental Impact. Washington, D.C.: Geological Survey Circular ,1971.

MACEDO, R. K; BEAUMORD, A. C. A Prática da Avaliação de Impactos Ambientais. Rio de Janeiro: KOHAN-SAAGOYEN Consultoria e Sistemas Ltda, 1997.

Manual de conservação e reuso de água na agroindústria sucroenergética / Agência Nacional de Águas; Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; União da Indústria da Cana-de-Açúcar. Centro de Tecnologia Canavieira. Brasília: ANA, 2009.

MATSUDA, M. Efeitos das emissões geradas pela queima dos canaviais sobre a superfície ocular. Tese de Doutorado em Patologia. Faculdade de Medicina. São Paulo: USP, 2009, 128 f.

MENDES, JUDAS TADEU GRASSI; PADILHA JUNIOR, JOÃO BATISTA. Agronegócio: Uma

Abordagem Econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

OLIVEIRA, F.C.; MOURA, H.J.T.; Uso das metodologias de avaliação de impacto ambiental em estudos realizados no Ceará. Belo Horizonte: PRETEXTO, 2009. v. 10. n. 4. p. 79-98.

CONAMA. Resolução nº 001, de 23 de janeiro de 1986. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html>. Acesso em: 4 fev. 2014.

RIPOLI, MARCO L. C. Mapeamento do palhiço enfardado de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) e do seu potencial energético. Piracicaba: 2002.

Publicado

2015-02-02

Cómo citar

Almeida, S. R. de, Santos, V. M. L. dos, & Torres, G. P. de B. (2015). Avaliação de impactos ambientais do processo de produção de etanol utilizando método derivado da Matriz de Leopold. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(4), 1443–1459. https://doi.org/10.5902/2236117015157

Número

Sección

ARTICLES