Projetos didático-pedagógicos no ensino de biologia em uma escola pública no município de Porto Velho-RO

Autores

  • Patricia Guedes Nogueira Faculdade São Lucas
  • Renato Abreu Lima Faculdade São Lucas
  • Daniele Bezerra Gomes Faculdade São Lucas
  • Vera Lúcia Guedes Monteiro
  • Priscila Guedes Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015071

Palavras-chave:

Projetos, interdisciplinar, didático, biologia.

Resumo

O presente artigo argumenta sobre projetos didáticos de biologia executados em uma escola pública em Porto Velho-RO, ressaltando a importância de se buscar estratégias inovadoras para o ensino aprendizagem, partindo do princípio de que o professor se constitui como sujeito capaz de motivar e superar obstáculos. Assim, será descrita a metodologia empregada para execução dos projetos, os objetivos a serem alcançados e o público alvo explicitando cada etapa dos mesmos. Visto que, as Escolas públicas no Brasil enfrentam desafios cotidianos, conclui-se que os projetos desenvolvidos na disciplina de biologia na escola estudada propiciam ao aluno condições favoráveis de aprendizagem, criando um ambiente de estímulos, onde o professor constitui peça chave para motivação dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Guedes Nogueira, Faculdade São Lucas

Bióloga - Formada pela Faculdade São Lucas RO

Renato Abreu Lima, Faculdade São Lucas

Biólogo-Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia - UFAM

Daniele Bezerra Gomes, Faculdade São Lucas

Bióloga- Formada faculdade São lucas

Vera Lúcia Guedes Monteiro

Psicologa- Formada pela Universidade Federal de Rondônia

Priscila Guedes Nogueira

Acadêmica de Psicologia na Universidade Federal de Rôndonia

Referências

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de Ciências. Ciência e Educação, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.

BERGMANN, M.; CARDOSO, J. F. Origem E Evolução da Vida: Estudos e Percepções na Sala De Aula. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI v. 7, n.13, p.163-171, 2011.

BRASIL. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apresenta dados estatísticos do Brasil, dos seus estados e municípios. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 21 ago. 2013.

BRASIL. MEC/INEP - Censo Escolar 2012. Disponível em < http://www.seduc.ro.gov.br/portal/images/noticias/links/foldercenso.pdf> Acesso em: 29 set. 2013.

CALDEIRA, C. S.; NUNES, A. L. R. ; MORALES, A. G. Mapeamento dos Projetos de Educação Ambiental do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL- IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul-RS. Anais... Caxias do Sul-RS: USC, 2012. p. 1-15.

CARMO, S., SCHIMIN, E. S. O ensino da biologia através da experimentação. Disponível em: Acesso em: 14 Out. 2013.

CARNEIRO, V. L. Q. O educativo como entretenimento na TV Cultura: Castelo Rá-Tim-Bum, um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação - USP, São Paulo, 1997, p 10.

EVANGELISTA, I. A. S.; COLARES, M. L. I. S.; FERREIRA, M. A. V. Projetos Educativos Interdisciplinares na prática docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – IX EDUCERE, 9., 2009, Curitiba-PR. Anais... Curitiba-PR: PUCPR, 2009. p.1-12.

FILHA. A. F. S. Escola De Tempo Integral: Mudanças Significativas na qualidade da Educação Pública. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA- IV FIPED, 4., 2012, Campina grande. Anais... Campina Grande-PB: Editora Realize, 2012, p 1-11.

MACHADO, M. H. VIEIRA, V.S. MEIRELLES. R; M.S de. Uso do Vídeo no Ensino de Biologia como Estratégia Para discussão e abordagens de temas tecnológicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE - III ENECiências, 3., 2012, Niteroi-RJ. Anais... Niteroi-RJ: UFF, 2012. p. 3.

OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006. p. 16.

RONDÔNIA. Decreto n. 16.587, de 21 de março de 2012. Cria, na Rede Estadual de Ensino, a Escola Anísio Teixeira, localizado no Município de Porto Velho, e dá outras providências. Disponível em:< http://www.diof.ro.gov.br/doe/doe_21_03_12.pdf> Acesso em: 20 Nov.2013.

SILVA, F. S. S; MORAES, L. J. O; I. P. R. CUNHA. Dificuldades dos professores de Biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do município de Imperatriz - MA. Revista UNI, v. 1, n. 1, p. 135-149, 2011.

SOARES, R. M.; BEUTLER, H. P.; SECCON, M. R. A importância da horta escolar no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO MERCOSUL – XV SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL - XII, CURSO DE PRATICAS SOCIOCULTURAIS INTERDISCIPLINARES- III, 2013, Cruz Alta. Anais... Cruz Alta: UNICRUZ, 2013, p. 1.

WEISS, M. L. L. O aprender: suas diferentes formas e seus diferentes momentos. Disponível:<http://www.psicopedagogiaempauta.com/A01_Aprender%20Diferente%2Formas%20e%20Momentos_%20MLWeiss.pdf – Seção Rio de Janeiro, 16 de jun, 2007. Acesso em 02 de Out.2013

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2008, p. 77.

Downloads

Publicado

2014-02-02

Como Citar

Nogueira, P. G., Lima, R. A., Gomes, D. B., Monteiro, V. L. G., & Nogueira, P. G. (2014). Projetos didático-pedagógicos no ensino de biologia em uma escola pública no município de Porto Velho-RO. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(4), 1400–1406. https://doi.org/10.5902/2236117015071

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>