Contribuição do Objeto Digital de Aprendizagem “Futsal RIVED” no Processo de Ensino-aprendizagem de Educação Física

Autores

  • Ana Paola Bavaresco Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Liziany Medeiros Muller Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-7325-6611
  • Aline Pereira de Arruda Rech Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117012648

Palavras-chave:

TIC, Educação, Objeto Digital de Aprendizagem, Educação Física

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de avaliar a contribuição de um objeto digital de aprendizagem (ODA) no processo de ensino-aprendizagem de alunos na disciplina de Educação Física. A Metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com pesquisa-ação. O ODA usado foi o “Futsal RIVED” que apresenta uma proposta pedagógica para o ensino dos fundamentos do futsal. Realizou-se a interatividade e exploração do ODA individualmente e em grupo onde este foi analisado, discutido, explorado de acordo com os objetivos propostos pelo mesmo. Conclui-se que as tecnologias aplicadas na educação como recursos pedagógicos adquirem função de auxiliar, motivar e facilitar o processo ensino-aprendizagem trazendo novos olhares e maneiras diferentes de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liziany Medeiros Muller, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Associada I da Universidade Federal de Santa Maria

Aline Pereira de Arruda Rech, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. (2009). Integração tecnológica, linguagem e representação. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com.br/2009/02/integracao-tecnologica-linguagem-e.html Acesso: out/2012.

AQUINO, M.A. O Novo Status da Informação e do Conhecimento na Cultura Digital. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n 1, p. 70-100, jan/abr 2008.

AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. Objetosde Aprendizagem: Diálogos entre Conceitos e uma Nova Proposição Aplicada à Educação. Revista Contemporânea de Educação, vol. 5, n° 10, jul/dez, p.128-148, 2010. Disponível em: http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/view/122/113Acesso: out/2012.

BARROS, D.M.V.B. Guia Didático sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação: Material para o Trabalho Educativo na Formação Docente. Rio de Janeiro: Vieira & Lente, 2009. 160p.

COSTA, L.; LEMOS, A. Um modelo de inclusão digital: o caso da cidade de Salvador.

DEMO, P. TICs e Educação. 2007. Disponível emhttp://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html Acesso: out/2012.

FREIRE, P. (2006). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.

FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido.17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GIL, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo. Atlas.

GUILHERMO, O. E.P. TAROUCO, L. M. R.; ENDRES, L. A. M. Desenvolvimento de Objetos Educacionais: experimentos em hidráulica. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v.3, n°2, 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/search/titles?searchPage=6Acesso: out/2012.

KENSKI, V. M. O Ensino e os resursos didáticos em uma sociedade cheia detecnologias. In VEIGA, Ilma P. Alencastro (org). Didática: o Ensino e suas relações. Campinas,SP, Papirus, 1996.

KENSKI. V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP. Papirus, 2007.

MARTINSI, M.C. (2008). Situando o Uso da Mídia em Contextos Educacionais. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com.br/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html Acesso: out/2012.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica.Campinas : Papirus, 2000.

RIVED, Rede Internacional Virtual de Educação. Futsal RIVED: Guia do Professor. Categoria: Educação Física Escolar 5º a 8º série, ensino fundamental. Subcategoria: Esporte Futsal. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12469/GUIA%20DO%20PROFESSOR_Futsal.pdf?sequence=9Acesso: out/2012.

RODRIGUES, R. B. TICs na Educação Física Escolar: é preciso saber utilizar. EFDesportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 15, nº 147, agosto, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd147/tics-na-educacao-fisica-escolar.htm Acesso: out/2012.

ROSINI, A. M. (2007). As Novas Tecnologias da Informação e a Educação à Distância. São Paulo: Cengage Learning.

SEBRIAM, Débora C. da Silva. Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da Educação Física.Université de Poitiers Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa Universidad Nacional de EducacióndeMadrid. Madrid: 2009 (Dissertação de Mestrado).

SILVA, M.N.S. Formação do Professor, Pedagogia de Projetos e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Práxis Educacional, vol. 3, n. 3, 2007. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/351 Acesso em: nov/2012.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para oprofessor da atualidade. 3ª ed. São Paulo, SP: Érica, 2001. p.84.

TAVARES, Romero. Objetos de Aprendizagem. Educação 360º. Entrevista concedida a Conexão Professor, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/entrevista_03.aspAcesso: out/2012.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, 1998.

WALLAUER, C. Z. P. Objetos de Aprendizagem como Apoio ao Processo de Alfabetização. UFSM, 2010.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

Bavaresco, A. P., Muller, L. M., & Rech, A. P. de A. (2014). Contribuição do Objeto Digital de Aprendizagem “Futsal RIVED” no Processo de Ensino-aprendizagem de Educação Física. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 545–554. https://doi.org/10.5902/2236117012648

Edição

Seção

ARTIGOS