ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ESQUETE ‘A DANÇA DO ÁTOMO’

Autori

  • Ricardo Eugenio Dill Licenciado em Ciências Biológicas, Centro de Educação Superior Norte do RS – CESNORS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus de Palmeira das Missões, Av. Independência, 3751, Palmeira das Missões, RS. Tecnólogo em Agroindústria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.
  • Luciana Richter Licenciada em Ciências Biológicas; Mestre em Educação/UFSM. Docente do Curso de Ciências Biológicas, Laboratório de Ensino, Centro de Educação Superior Norte do RS - CESNORS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus de Palmeira das Missões
  • André Boccasius Siqueira Licenciado em Ciências: Habilitação em Biologia, Mestre em Educação Básica; Doutor em Educação/UNISINOS. Docente do Curso de Ciências Biológicas, Laboratório de Ensino, Centro de Educação Superior Norte do RS - CESNORS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus de Palmeira das Missões . Grupo de pesquisa AnPAP-EA/CNPq/UNISUL.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010743

Parole chiave:

Ensino de Ciências, Metodologia de Ensino de Ciências, Estrutura Atômica, Dramatização.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/2236117010743

O presente texto relata uma experiência didática da área de Ciências Naturais desenvolvida com estudantes do ensino fundamental por meio do recurso de dramatização. Essa metodologia objetivou promover a compreensão de uma temática científica abstrata como é o caso do ensino dos átomos. A representação da estrutura atômica aos discentes foi dirigida pelo educador e mediada por questionamentos sobre os componentes que formavam o átomo (elétrons, prótons e nêutrons). A ação dos alunos ocorreu a partir das indagações do professor ao decorrer da dramatização e consistiu em quatro atos: a composição do átomo; a ionização; os saltos quânticos de um elétron e a fissão nuclear. Concluiu-se que a dramatização a partir do esquete em sala de aula  favoreceu a contextualização do tema de estudo aos alunos e colaborou para de uma forma mais lúdica, planificar os saberes  dos estudantes sobre a estrutura atômica.

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Pubblicato

2013-09-23

Come citare

Dill, R. E., Richter, L., & Siqueira, A. B. (2013). ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ESQUETE ‘A DANÇA DO ÁTOMO’. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 14(14), 2839–2845. https://doi.org/10.5902/2236117010743