ECONOMIA SOLIDÁRIA DE SANTA MARIA: ESTUDO DA DIFUSÃO DE SEUS VALORES E PERFIL DOS PARTICIPANTES
DOI :
https://doi.org/10.5902/223611708798Mots-clés :
Cooperativismo, Economia Solidária, Fair Trade, Feira Solidária.Résumé
http://dx.doi.org/10.5902/223611708798
O Comércio Justo surge como uma área de aplicação de conceitos de sustentabilidade e preço justo através de iniciativas como a Feira Solidária no município de Santa Maria-RS, que desde 1994 constitui um campo onde os valores da Economia Solidária possam se difundir. Este trabalho engloba uma pesquisa onde foram entrevistados 30 expositores e 55 consumidores que frequentaram a 5ª Feira de Economia Solidária do Mercosul de Santa Maria no ano de 2011 a fim de caracterizar os agentes e processos envolvidos. Os resultados mostram que os consumidores possuem conhecimentos específicos sobre economia solidária, além de uma elevada restrição orçamentária e escolaridade, o que permite que seja praticado um “consumo responsável”. Para os expositores, constatou-se que estes não despendem tempo na pesquisa sobre Economia Solidária, além de apresentarem níveis de escolaridade e renda média mensal abaixo dos consumidores que frequentam a Feira. A maioria dos expositores provém de municípios do Rio Grande do Sul, apontando que ocorrem falhas de divulgação a nível nacional e internacional. Conclui-se que a Economia Solidária já possui vias para que seus valores possam se expandir, além de um crescente público consumidor preocupado com o desenvolvimento de formas de produção que propaguem sustentabilidade ambiental e a garantia de preços justos.
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