DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) COMO INSTRUMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE GESTÃO NA UNIDADE
DOI :
https://doi.org/10.5902/223611707231Mots-clés :
Resíduos Sólidos, Diagnóstico de Resíduos, Gestão de Resíduos, Universidade.Résumé
http://dx.doi.org/10.5902/223611707231
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), unidade pertencente à Universidade de São Paulo (USP) gera resíduos sólidos que podem ser classificados como perigosos e não perigosos, conforme a NBR 10.004/2004. Conhecer os tipos e quantidade de resíduos gerados, assim como as formas de manejo que os mesmo recebem é importante para a elaboração e implementação de um plano de gestão na unidade. O presente trabalho apresenta o diagnóstico de resíduos sólidos gerados na EACH no ano de 2011. Este diagnóstico refere-se aos dados de caracterização e de manejo dos resíduos ali gerados, obtidos a partir de informações cedidas pelos funcionários, observação em campo e coleta e análise dos resíduos descartados durante o período de estudo. Os resultados demonstraram que em somente uma semana foram gerados 541,93 Kg de resíduos, sendo a maior parte classificada como rejeito. Além destes resíduos em apenas um dia foram gerados, no restaurante localizado na unidade, 233,34 Kg de resíduos, dos quais 84,2% correspondiam à matéria orgânica. Os dados obtidos demonstram a importância de programas de coleta seletiva, compostagem de resíduos e educação ambiental para sensibilização da comunidade acadêmica. Além disso, indicam a necessidade de melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamentos para o manejo adequado dos resíduos sólidos gerados na unidade.
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