Métodos de uso do solo e composição química da água como ferramentas para ducação ambiental
DOI :
https://doi.org/10.5902/223611702293Mots-clés :
Água, Solo, Compostos químicos, Educação ambientalRésumé
O uso indiscriminado de recursos naturais como água e solo requerem uma imediata mudança de paradigmas. Essa mudança passa pela educação. Seja ela formal ou informal, o processo educativo requer o abandono de conteúdos eminentemente teóricos e uma retomada da prática. A Educação Ambiental, como tema transversal, desempenha um importante papel nessas mudanças. Professores de todas as áreas podem e deve utilizar essa “ferramenta” interdisciplinar para enriquecer suas aulas e deixar registrado na memória de seus alunos a relevância deste tema. A prática deixa lembranças que a teoria não é capaz de fazer. Ao tratar-se de dois temas importantes, como água e solo, pôde-se trabalhar aspectos físicos, químicos e biológicos, tanto de forma conjunta, quanto compartimentalizada. Fez-se uma saída de campo, tanto para coleta, quanto para realização de atividades práticas, como análise de materiais, cálculos, classificação dos diferentes tipos de solo e de aspectos que a prática interdisciplinar da educação ambiental, inserida no ensino das ciências, permite. Portanto, analisar a constituição química de amostras de água e solo é apenas uma das inúmeras possibilidades de enriquecimento de aulas que utilizam Educação Ambiental como ferramenta e proposta de atividade prática.
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