Métodos de uso do solo e composição química da água como ferramentas para ducação ambiental

Autores/as

  • Antoninho Alves Portilho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS
  • Marcelo Barcellos da Rosa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-5959-0381

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611702293

Palabras clave:

Água, Solo, Compostos químicos, Educação ambiental

Resumen

O uso indiscriminado de recursos naturais como água e solo requerem uma imediata mudança de paradigmas. Essa mudança passa pela educação. Seja ela formal ou informal, o processo educativo requer o abandono de conteúdos eminentemente teóricos e uma retomada da prática. A Educação Ambiental, como tema transversal, desempenha um importante papel nessas mudanças. Professores de todas as áreas podem e deve utilizar essa “ferramenta” interdisciplinar para enriquecer suas aulas e deixar registrado na memória de seus alunos a relevância deste tema. A prática deixa lembranças que a teoria não é capaz de fazer. Ao  tratar-se de dois temas importantes, como água e solo, pôde-se trabalhar aspectos físicos, químicos e biológicos, tanto de forma conjunta, quanto compartimentalizada. Fez-se uma saída de campo, tanto para coleta, quanto para realização de atividades práticas, como análise de materiais, cálculos, classificação dos diferentes tipos de solo e de aspectos que a prática interdisciplinar da educação ambiental, inserida no ensino das ciências, permite. Portanto, analisar a constituição química de amostras de água e solo é apenas uma das inúmeras possibilidades de enriquecimento de aulas que utilizam Educação Ambiental como ferramenta e proposta de atividade prática.

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Biografía del autor/a

Antoninho Alves Portilho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS

Possui graduação em Ciências Biológicas e Curso Técnico em Meio ambiente. Auxiliar de laboratório de análises químicas. Licenciado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), pós-graduado em Educação Ambiental (UFSM) e Educação Inclusiva. Atualmente é professor e consultor técnico no Município de Sapiranga. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação Ambiental e consultoria técnica.

Marcelo Barcellos da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS

Graduado em Química Industrial (1997) e Química Licenciatura (1998) (UFSM); Mestre em Química (área de concentração: Química Analítica, 1999 - UFSM); Doutor em Ciências Naturais - Universidade de Hannover / Fraunhofer Institut für Toxikologie und Experimentelle Medizin - Alemanha (2003).

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Publicado

2010-11-21

Cómo citar

Portilho, A. A., & Rosa, M. B. da. (2010). Métodos de uso do solo e composição química da água como ferramentas para ducação ambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 1(1), 70–84. https://doi.org/10.5902/223611702293

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