Destinação de pneus usados servíveis e inservíveis: dois estudos de caso
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117016376Palabras clave:
Pneus Inservíveis, Logística reversa, Borracha, Coprocessamento.Resumen
Este artigo objetiva descrever como os pneus podem retornar ao ciclo de negócios após serem usados. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso duplo. No primeiro caso verificou-se uma empresa de coleta e triagem de resíduos de pneus e borracha (TR1) e uma planta cimenteira que coprocessa pneus em fornos de clínquer (CM1) enquanto o segundo caso envolveu uma empresa de coleta e triagem de resíduos de pneus e borracha (TR2). Conclui-se com este estudo, que os pneus usados podem voltar ao ciclo de negócios sob distintas formas havendo mais de um canal de retorno. Os pneus podem retornar como servíveis quando ainda possuem condições de rodagem, desde que alguns pequenos reparos sejam feitos, tais como a recapagem, recauchutagem e remoldagem, concluindo-se que em sua maioria estes são destinados para a remoldagem. E os inservíveis podem retornar como matéria-prima da indústria cimenteira, destinados para o coprocessamento em fornos de clínquer. Neste caso, são triturados e misturados com outros resíduos, tais como casca de arroz e borras ou combustíveis fósseis, como por exemplo o carvão mineral e o coque de petróleo. Podem também ser destinados à reciclagem, para a indústria de artefatos, construção civil, indústria de construção rodoviária e de materiais de fricção.
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