Democracia digital - Uma análise do potencial das tecnologias digitais como fator fortalecedor de uma cultura cívica

Autor/innen

  • Andreia Lucimar Silva de Lima Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Juliana Santos da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Liziany Muller Medeiros Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-7325-6611
  • Jerônimo Siqueira Tybusch Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-8238-7453

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015558

Schlagworte:

Democracia digital, Tecnologias digitais, Cultura cívica.

Abstract

É possível observar que existe atualmente um crescente movimento vinculado às tecnologias digitais no que tange ao desenvolvimento de novas práticas e ações políticas, como a aproximação entre os cidadãos e seus representantes políticos, criação de uma participação mais ativa nas decisões políticas, possibilidade de acesso a informações, entre outras. O objetivo deste artigo é demonstrar que através das tecnologias digitais existentes, e dentre estas algumas serão descritas, seja possível realizar um diagnóstico crítico sobre as potencialidades e desafios encontrados nesta nova fase da Democracia. Espera-se que ao desenvolver uma reflexão sobre a democracia digital e a fragilidade existente na comunicação realizada através da internet venha a ser criado um espaço/ambiente com potencial para a mediação desta nova cultura cívica que se estabelece no país. A metodologia adotada teve como procedimento a revisão bibliográfica, tendo como teoria de base os autores Lévy, Castells, Carvalho, Lorencini, Gaggiano, entre outros.

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Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2015-07-27

Zitationsvorschlag

Lima, A. L. S. de, Silva, J. S. da, Medeiros, L. M., & Tybusch, J. S. (2015). Democracia digital - Uma análise do potencial das tecnologias digitais como fator fortalecedor de uma cultura cívica. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(1), 179–185. https://doi.org/10.5902/2236117015558

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Rubrik

ENVIRONMENTAL EDUCATION

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