Novos ambientes educacionais: desafios do uso das tecnologias educacionais inovadoras no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012645Schlagworte:
TIC, Educação, Motivação, AprendizagemAbstract
Apontar os principais desafios da presença das tecnologias no ambiente escolar é o objetivo deste artigo. A metodologia empregada foi pautada em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa num paradigma construtivista. A primeira ação desenvolvida para instigar a reflexão dos professores e dos alunos foi assistir ao vídeo: Você não pode ser meu professor, disponível em: http://www.youtube/watch?v=R1KalH1YbM. E como instrumento de coleta de dados foi adotado um questionário com questões abertas e fechadas para os alunos e professores de 5ª a 8ª série da Escola Estadual de Ensino Médio Tomas Garcia da Costa no município de Lagoão/RS. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos alunos tem acesso às tecnologias. Eles citaram o laboratório de informática, como o recurso que mais motiva, desperta a atenção e auxilia a compreensão dos conteúdos no ambiente escolar. Todos os professores concordaram que a sala de aula apenas com quadro e giz não pode ser o único mediador do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Eles também, afirmaram utilizar o computador/internet como forma de lazer, mas também, como ferramenta para busca de recursos educacionais (vídeos, figuras, músicas, artigos, mapas, etc) visando melhorar sua prática pedagógica.
Downloads
Literaturhinweise
ALMEIDA. D.M. Segunda Lei da Termodinâmica, Recursos Digitais e Ensino de Química. 2003. Dissertação de Mestrado, Curso de Pós-graduação em Química para o Ensino, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto, 2003. Disponível em: http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/14324. Acesso em outubro de 2012.
ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR – TIC Ler mais. Disponível em: http://aecticmtr.webnode.pt/sobre-as-tic/. Acesso em agosto de 2012.
CHAVES, EDUARDO O.C.; SETZER, VALDEMAR W. O uso de computadores em escolas: Fundamentos e críticas: São Paulo: Scipione, 1988.
DEBALD, FATIMA R. B. TICs e Pratica Pedagógica Universitaria.2007. Disponível em:http://www.uniamerica.br/pdf/geral/f11390d4cd.pdf. Acesso em novembro de 2012.
KENSKI, VANI MOREIRA. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
LÉVY, PIERRE. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
MEDEIROS, MARILU FONTOURA; MEDEIROS, GILBERTO; COLLA, ANAMARIA; HERRELEIN, MARIA BERNADETE. A produção de uma ambiente em Educação a Distância com o uso de mídias integradas: a PUCRS VIRTUAL. 2000. Disponível em: http://www.ead.pucrs.br/biblioteca/artigo/Abed_AmbientesAprendizagem.pdf. Acesso em novembro de 2012.
MORAN, JOSÉ MANUEL; MASETTO, MARCOS T.; BEHRENS, MARILDA APARECIDA. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas : Papirus, 2000.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e oreencantamento do mundo, 1995. (Especialistaem projeto: inovadores na educação presencial e a distância). Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/nov tec.htm
PENTEADO, MIRIAM, A Informática em ação - Formação de professores, pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000.