Avaliação da educação superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842336

Palavras-chave:

Avaliação. Educação Superior. Brasil. SINAES.

Resumo

Neste artigo apresenta-se o processo de formulação de concepções e modelos de avaliação da educação superior no Brasil, tendo por marco histórico o final da década de 1970, em virtude da realização da primeira avaliação sistemática da educação superior, voltada a todos os cursos de pós-graduação stricto sensu. A partir de fontes documentais e bibliográficas apresenta-se as principais ações realizadas desde a elaboração de uma agenda da política pública de avaliação da educação superior até a criação do Sistema Nacional de Educação de Avaliação da Educação Superior - Sinaes. 

Palavras-chave: avaliação; educação superior; Brasil; Sinaes.

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Biografia do Autor

Saulo Rodrigo Alves de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela UFPB (2019), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas.

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2018 -2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa GAES, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa de grupo de pesquisa na Universidade do Porto (Portugal) - CAFTe: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade.Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Souza, S. R. A. de, & Guerra, M. das G. G. V. (2021). Avaliação da educação superior no Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133842336