Evaluation of higher education in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842336

Keywords:

Avaliação. Educação Superior. Brasil. SINAES.

Abstract

This article presents the process of constructing conceptions and models for the evaluation of higher education in Brazil, having as a historical landmark the late 1970s, due to the realization of the first systematic evaluation of higher education, focused on all postgraduate courses in Brazil. From documentary and bibliographic sources, the study presented the main actions carried out from the construction of a public policy agenda for the evaluation of higher education to the creation of the National Education System for the Evaluation of Higher Education - Sinaes.

Key-words: evaluation; college education; Brazil; Sinaes.

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Author Biographies

Saulo Rodrigo Alves de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela UFPB (2019), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas.

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2018 -2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa GAES, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa de grupo de pesquisa na Universidade do Porto (Portugal) - CAFTe: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade.Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior.

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Published

2021-01-08

How to Cite

Souza, S. R. A. de, & Guerra, M. das G. G. V. (2021). Evaluation of higher education in Brazil. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133842336