Práticas de planejamento estratégico nas Ifes no contexto da avaliação institucional: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133890510Palavras-chave:
Instituições federais de ensino superior, Planejamento estratégico, Plano de desenvolvimento institucional, Avaliação, SINAESResumo
O propósito desse estudo foi identificar as práticas de planejamento estratégico adotadas pelas unidades acadêmicas das instituições federais de ensino superior no Brasil, no contexto da avaliação institucional estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O método utilizado foi a revisão de escopo, com a seguinte pergunta norteadora: quais as práticas de planejamento utilizadas nas unidades acadêmicas das Ifes no âmbito da avaliação institucional? A busca resultou em 12.445 trabalhos, dos quais 84 foram considerados elegíveis. Os documentos foram extraídos das bases Scopus, Web of Science – Proquest e Coleção Web of Science, Plataforma Eric, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Ibict, Scielo e o Repositório da UFPB, no período de 27 de setembro de 2024 a 04 de outubro de 2024. O estudo identificou a função do Sinaes como impulsionador das práticas de planejamento estratégico nas Ifes, destacando a necessidade do desenvolvimento de uma cultura formativa e emancipatória que envolva o engajamento efetivo da comunidade acadêmica. Ademais, foram mapeadas as principais ferramentas de planejamento estratégico aplicadas na elaboração dos planos de desenvolvimento institucionais, assim como as principais barreiras enfrentadas em sua implementação. Observou-se que as diferentes metodologias adotadas pelas Ifes, assim como o engajamento da comunidade acadêmica influenciam a efetividade das práticas de gestão educacional. Concluiu-se que a consolidação do PDI como um instrumento efetivo de condução do planejamento estratégico nas Ifes exige um esforço coordenado na superação de desafios culturais, políticos, administrativos e financeiros de modo a reduzir hiatos entre os níveis estratégicos e operacionais.
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