Práticas de planejamento estratégico nas Ifes no contexto da avaliação institucional: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890510

Palavras-chave:

Instituições federais de ensino superior, Planejamento estratégico, Plano de desenvolvimento institucional, Avaliação, SINAES

Resumo

O propósito desse estudo foi identificar as práticas de planejamento estratégico adotadas pelas unidades acadêmicas das instituições federais de ensino superior no Brasil, no contexto da avaliação institucional estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O método utilizado foi a revisão de escopo, com a seguinte pergunta norteadora: quais as práticas de planejamento utilizadas nas unidades acadêmicas das Ifes no âmbito da avaliação institucional? A busca resultou em 12.445 trabalhos, dos quais 84 foram considerados elegíveis. Os documentos foram extraídos das bases Scopus, Web of Science – Proquest e Coleção Web of Science, Plataforma Eric, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Ibict, Scielo e o Repositório da UFPB, no período de 27 de setembro de 2024 a 04 de outubro de 2024.  O estudo identificou a função do Sinaes como impulsionador das práticas de planejamento estratégico nas Ifes, destacando a necessidade do desenvolvimento de uma cultura formativa e emancipatória que envolva o engajamento efetivo da comunidade acadêmica. Ademais, foram mapeadas as principais ferramentas de planejamento estratégico aplicadas na elaboração dos planos de desenvolvimento institucionais, assim como as principais barreiras enfrentadas em sua implementação. Observou-se que as diferentes metodologias adotadas pelas Ifes, assim como o engajamento da comunidade acadêmica influenciam a efetividade das práticas de gestão educacional. Concluiu-se que a consolidação do PDI como um instrumento efetivo de condução do planejamento estratégico nas Ifes exige um esforço coordenado na superação de desafios culturais, políticos, administrativos e financeiros de modo a reduzir hiatos entre os níveis estratégicos e operacionais.

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Biografia do Autor

Aline dos Santos Deiró, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba (início em março/2023), Especialista em Gestão Pública pela UNINASSAU (2021) e graduada em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008), atuo desde 2019 no serviço público como Técnico Administrativo em Educação na Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Ciência da Informação - DCI / CCSA. No setor privado, atuei na coordenação de Sistemas de Gestão Integrada em indústrias multinacionais por quartorze anos, conduzindo auditorias internas, certificações ISO 9001, ISO 14001, ISO TS 16949, gestão de fornecedores e assistência ao cliente

Uyguaciara Vêloso Castelo Branco, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia Licenciatura e Formação pela Universidade Federal da Paraíba (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universitat de València - Espanha. É Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação (PPGAES), nível Mestrado Profissional. 

Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado no Instituto de Economia da Universidade de Campinas - UNICAMP (2022). Atualmente é professor associado II do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, lecionando disciplinas de macroeconomia e economia industrial e da Inovação nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e disciplina de Planejamento e Avaliação Institucional no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior/PPGAES, pesquisador-associado à Rede de Estudos em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais/REDESIST da UFRJ. Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresas/NETE . De 2003 a 2007 coordenou a área de Economia da Empresa do Curso de Mestrado em Economia da UFPB. De 2007 a 2008 coordenou o Grupo de Assessoria, Planejamento e Pesquisa Econômica-GAPPE, órgão do departamento de Economia, de fevereiro de 2009 a novembro de 2012 assumiu a Pro-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB. Coordenou o Acordo de Cooperação Técnica, orçamentária e financeira entre a UFPB e o Governo da Paraíba, que visou a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (2016-2021)

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Publicado

26-03-2025

Como Citar

Deiró, A. dos S., Branco, U. V. C., & Cavalcanti Filho, P. F. de M. B. (2025). Práticas de planejamento estratégico nas Ifes no contexto da avaliação institucional: uma revisão de escopo. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90510. https://doi.org/10.5902/2318133890510