Gestão democrática como condição de qualidade: a forma de provimento do diretor escolar nas redes municipais brasileiras e a relação com indicadores e resultados educacionais de 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133831894

Resumo

O presente trabalho tem dois objetivos: atualizar o panorama das formas de provimento do diretor escolar e analisar comparativamente indicadores educacionais e de contexto em grupos categorizados pelo provimento do diretor, só por eleição, indicação ou formas mistas, com delimitação a escolas que só ofertam os anos iniciais do ensino fundamental em 2015. Pela abordagem quantitativa, utilizou-se uma análise exploratória comparativa e o diálogo com a literatura. Os resultados evidenciaram maior homogeneidade e uma diferença de 5% a 20% nas médias dos indicadores utilizados na análise - Ideb, IDHM, ICQ - e proficiências em Língua Portuguesa e Matemática dos anos de 2015, exceção ao IDHM, de 2010, em favor do grupo de redes municipais dos diretores eleitos.

Palavras-chave: forma de provimento; indicadores educacionais; gestão democrática.

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Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em educação - Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação - Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Matemática - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciado em Pedagogia - Centro Universitário Claretiano

 

Professor Substituto - Universidade Federal do Paraná

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Publicado

21-08-2018

Como Citar

Silva, M. Q. da. (2018). Gestão democrática como condição de qualidade: a forma de provimento do diretor escolar nas redes municipais brasileiras e a relação com indicadores e resultados educacionais de 2015. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 7(16), 41–57. https://doi.org/10.5902/2318133831894

Edição

Seção

Artigos