Gestão democrática como condição de qualidade: a forma de provimento do diretor escolar nas redes municipais brasileiras e a relação com indicadores e resultados educacionais de 2015
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133831894Resumo
O presente trabalho tem dois objetivos: atualizar o panorama das formas de provimento do diretor escolar e analisar comparativamente indicadores educacionais e de contexto em grupos categorizados pelo provimento do diretor, só por eleição, indicação ou formas mistas, com delimitação a escolas que só ofertam os anos iniciais do ensino fundamental em 2015. Pela abordagem quantitativa, utilizou-se uma análise exploratória comparativa e o diálogo com a literatura. Os resultados evidenciaram maior homogeneidade e uma diferença de 5% a 20% nas médias dos indicadores utilizados na análise - Ideb, IDHM, ICQ - e proficiências em Língua Portuguesa e Matemática dos anos de 2015, exceção ao IDHM, de 2010, em favor do grupo de redes municipais dos diretores eleitos.
Palavras-chave: forma de provimento; indicadores educacionais; gestão democrática.
Downloads
Referências
BEZERRA, Aldenice Alves. Modalidade de provimento do dirigente escolar: mais um desafio para as políticas da educação municipal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 224, 2009, p. 59-70.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 11 mar. 2017.
BRASIL. Secretaria Geral da Presidência da República. Democracia participativa: nova relação do estado com a sociedade. Brasília: Serrana, 2011.
DOURADO, Luís Fernandes. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000, p. 77-95.
GADOTTI, Moacir. Gestão democrática com participação popular no planejamento e na organização da educação nacional. Brasília: MEC, 2014.
GOUVEIA, Andrea Barbosa; SOUZA, Ângelo Ricardo de; SCHNEIDER, Gabriela. Índice de condições de qualidade educacional: metodologia e indícios. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 48, 2011, p. 115-135.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Brasília: Ministério da Educação, 1937. Disponível em http://www.inep.gov.br. Acesso em 4 jun. 2017.
PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Theresa (org.). Gestão financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2007, p. 73-91.
SCHNEIDER, Gabriela; SILVA, Marcus Quintanilha da. Índice de nível socioeconômico dos alunos do 5º ano do ensino fundamental: descrição de metodologia e análise de dados. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 27, 2015. Anais ... Salvador: Anpae, v. 21, 2015, p. 1-14.
SILVA, Marcus Quintanilha da. Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Brasil. Curitiba: UFPR, 2017a. 227f. Dissertação (mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná.
SILVA, Marcus Quintanilha da. Estado regulador, avaliador e o índice de desenvolvimento da educação básica: virtudes e limites do indicador. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 8, 2017b. Anais ... Curitiba: Champagnat, 2017b.
SOUZA, Ângelo Ricardo de; GOUVEIA, Andrea Barbosa; SILVA, Mônica Ribeiro da; SCHWENDLER, Sônia de Fátima. Gestão democrática da escola pública. In: SOUZA, Ângelo Ricardo de (org.). Coleção gestão e avaliação da escola pública. Curitiba: UFPR, 2005.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Perfil da gestão da escola no Brasil. São Paulo: PUC, 2007. 302f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, 2009, p. 123-140.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.