Desafios e fatores de sucesso para a difusão de produção acadêmico-científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133888923

Palavras-chave:

educação superior, produção científica, administração universitária, sistema de gestão

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os desafios enfrentados pelos professores da educação superior para a difusão de produção científica. Para incentivar a interação e a colaboração de professores sobre o tema foi usado o método design based research na modelagem de um sistema de gestão do conhecimento, alicerçado em design cognitivo. Os resultados validaram a leitura histórico-cultural de Vygotsky, o dialogismo proposto por Bakhtin e a interatividade por Rod Sims como princípios teóricos do sistema de gestão do conhecimento e revelaram que os professores enfrentam desafios estruturais para a produção científica, que impactam nos resultados apresentados à sociedade. Em suma, o estudo revelou a importância de direcionar a administração universitária para a assistência à prática docente, de modo a aumentar o impacto social da produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Neves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento constituído de forma associativa entre a UFBA - IFBA - SENAI/CIMATEC - LNCC - UNEB e UEFS. É servidora pública efetiva da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na qual atualmente desempenha a função de Analista Universitária, com atuação na análise da execução física e financeira de projetos acadêmicos e voltados para o desenvolvimento da política educacional de expansão e melhoria e/ou ampliação da estrutura de Instituições de Ensino Superior. É pesquisadora do Grupo Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais (SRPCCDE) e do Grupo Educação, Federalismo e Controle Social (GEFECS), e instrutora interna no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo do Estado da Bahia.

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia/Université Laval (Canadá). Realizou o Pós-Doutoramento em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, na Universidade do Porto. É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), em produtividade, desenvolvimento, tecnologia e extensão inovadora. É Professor efetivo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atualmente vinculado ao curso de graduação em História, ao Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, e ao Mestrado em Educação de Jovens e Adultos. Atua também como Coordenador do Curso de Licenciatura em História na modalidade Educação à Distância (EAD) na UNEB. Dedica-se a pesquisas em modelagem computacional aplicada a EAD e a Tecnologias Educacionais. É membro da Academia Baiana de Educação, do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e da Academia Portuguesa da História.

Lídia Boaventura Pimenta, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É docente permanente do Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisa sobre gestão universitária, com ênfase na estrutura e funcionamento. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EDUReg) e o Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF). Atualmente desempenha a função de Pró-Reitora de Planejamento da UNEB, e é membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e da Academia Baiana de Educação.

Francisca de Paula Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade de Coimbra, Portugal. É professora efetiva, extensionista e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente está vinculada a graduação em Turismo e Hotelaria, ao programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), ao Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) e ao Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). É vice-líder do Grupo Multidisciplinar Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo (SSEETU).  Atua em projetos inovadores relacionados ao turismo de base comunitária; economia solidária; sustentabilidade; educação profissional; educação de jovens e adultos; meio ambiente; desenvolvimento local; autogestão; comunidades de povos indígenas, africanos e afrobrasileiros; educação para o turismo de base comunitária, educação à escala humana; dentre outros temas, articulando ensino-extensão-pesquisa. É colaboradora da Universidad à Escala Humana da Fundación Manfred Max-Neef, do Movimento de Comunidades Populares (MCP) e do Centro Suburbano de Educação Profissional (CESEP).

Referências

BAHIA. Lei n. 8352, de 02 de setembro de 2002: dispõe sobre o estatuto do magistério público das universidades do estado da Bahia e dá outras providências. Bahia: Assembleia Legislativa, 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1998.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação. Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Resolução n. 7 de 18 de dezembro de 2018: estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: Seção 1: Atos Normativos: Brasília, p. 49-50, 19 dez. 2018;

GRIFFIN, Mark. Specifying organizational contexts: systematic links between contexts and processes in organizational behavior, Journal Organizational Behavior, United Kingdom, n. 28, 2007, p. 859-863.

HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.

JOHNS, Gari. The essential impact of context on organizational behavior. Academy of Management Review, New York, v. 31, n. 2, 2006, p. 386-408, 2006.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Desenvolvimento de metodologia de design socioconstrutivista para a produção do conhecimento. In: GURGEL, Wilson Nascimento; SANTOS, Paulo Roberto Holanda (org.). Saberes plurais, difusão do conhecimento e práxis pedagógica. Salvador: UFBA, 2011.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SANTIAGO, Rita Cristina Coelho de Almeida. O contexto e sua relevância numa pesquisa design based research - DBR. Artefactum, Rio de Janeiro, v. 1, 2016, p. 1-12.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos; MARTINS, Luciana. Design Cognitivo. In: GALEFFI, Dante Augusto; MARQUES, Maria Inês Corrêa; RAMOS, Marcílio Rocha (org.). Transciclopédia em difusão do conhecimento. Salvador: Quarteto, 2020. p. 304-321.

MATTAR, João. Interatividade e Aprendizagem. In: LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009, p. 112-120.

PEDROSA, Renato Hyuda de Luna; CHAIMOVICH, Hernan. Relatório de ciência da Unesco: rumo a 2030 – visão geral e cenário brasileiro. Brasília: Unesco, 2015.

SAUNDERS, Mark; TOWNSEND, Keith. Choosing participants. In: CASSELL, Catherine; CUNLIFFE, Ann; GRANDY, Gina. The Sage Handbook of Qualitative Business and Management Research Methods: history and traditions. Londres: Sage, 2019, p. 480-492.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SISTEMATIZAR. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexicon, 2022.

VAN DEN AKKER, Jan; GRAVEMEIJER, Koeno; MCKENNEY, Susan. Introducing educational design research. In: VAN DEN AKKER, Jan; GRAVEMEIJER, Koeno; Educational design research. London: Routledge, 2006, p. 3-7.

MCKENNEY, Susan (eds.). Educational design research. London: Routledge, 2006.

VASCONCELOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

09-11-2024

Como Citar

Oliveira, C. N. de, Matta, A. E. R., Pimenta, L. B., & Silva, F. de P. S. da. (2024). Desafios e fatores de sucesso para a difusão de produção acadêmico-científica. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e88923. https://doi.org/10.5902/2318133888923