Desafios e fatores de sucesso para a difusão de produção acadêmico-científica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133888923Palavras-chave:
educação superior, produção científica, administração universitária, sistema de gestãoResumo
O objetivo deste artigo é discutir os desafios enfrentados pelos professores da educação superior para a difusão de produção científica. Para incentivar a interação e a colaboração de professores sobre o tema foi usado o método design based research na modelagem de um sistema de gestão do conhecimento, alicerçado em design cognitivo. Os resultados validaram a leitura histórico-cultural de Vygotsky, o dialogismo proposto por Bakhtin e a interatividade por Rod Sims como princípios teóricos do sistema de gestão do conhecimento e revelaram que os professores enfrentam desafios estruturais para a produção científica, que impactam nos resultados apresentados à sociedade. Em suma, o estudo revelou a importância de direcionar a administração universitária para a assistência à prática docente, de modo a aumentar o impacto social da produção científica.
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